Feng shui positivo: 7 dicas para decretar o fim da bagunça Caixas e organizadores de gavetas são aliados da casa arrumada: aposte! (Foto: FreePik)

Uma casa desorganizada pode fechar caminhos profissionais e atrapalhar oportunidades pessoais: evite!

Se você quiser preservar as boas energias na sua casa, o primeiro passo é encarar a bagunça e planejar um passo a passo para eliminá-la de vez. Isso porque, cômodos lotados de quinquilharias, pilhas de itens depositados de qualquer jeito e inúmeros objetos fora do lugar não contribuem para um bom trânsito energético. De acordo com o feng shui, a filosofia chinesa que ensina a harmonizar os ambientes, a bagunça impede que as boas vibrações circulem adequadamente. E isso pode prejudicar o bem-estar dos moradores, além de dificultar oportunidades pessoais, profissionais e financeiras.

“Todo o processo de eliminar a bagunça consiste em deixar que as coisas sigam seu caminho e esquecê-las. Não se trata só de se desfazer de seus pertences – isso é apenas o resultado final”, pondera a consultora Karen Kingston, autora de Arrume sua bagunça com feng shui (editora Pensamento). Para ela, desapegar-se de coisas é uma consequência de se desapegar primeiro de sentimentos. “A coisa mais importante é se desfazer do medo que mantém você apegado aos seus objetos”.

No livro, a autora orienta o leitor a começar a arrumação aos poucos. Primeiro, numa gaveta. Depois, numa estante, escrivaninha ou num armário. E, finalmente, no cômodo inteiro. Ela também ensina que todos os itens excedentes devem ser depositados em caixas de destinação, como “doação”, “venda”, “reciclagem” e “lixo”. Essa triagem contribui para eliminar a desorganização visual e estimula o morador e providenciar o encaminhamento de cada caixa. Karen Kingston ainda relaciona dicas para quem deseja decretar o fim da bagunça em casa. Confira as principais:

1 – Semelhantes com semelhantes

Na hora de arrumar seus pertences, junte os itens similares. Ferramentas ficam junto com ferramentas; cosméticos com cosméticos; material de artesanato com material de artesanato. Quando você dispersa objetos afins em diferentes cômodos da sua residência, é muito mais difícil iniciar e concluir a arrumação.

2 – Cada coisa no seu ambiente

Habitue-se a guardar coisas no local onde elas tendem a ser usadas. Por exemplo: revistas de culinária podem ganhar uma gaveta no móvel da cozinha. Armazenar essas publicações na sala ou no quarto não é prático, porque rouba espaço de outros objetos mais adequados para esses ambientes.

3 – Hierarquize os espaços

Tudo o que você usa com frequência deve ficar mais acessível do que aquilo que você utiliza apenas esporadicamente. Caixas organizadoras, ganchos e suportes variados ajudam muito: porta-chaves, porta-secador de cabelo, porta-canetas, porta-sabão em pó, etc. Outro recurso eficiente são os organizadores de gavetas para peças íntimas ou acessórios pequenos ou delicados.

4 – Usou? Devolva!

O que agrava muito a bagunça em casa é usar objetos e não devolvê-los aos seus lugares de origem. Sapatos na sala, bolsa na cozinha, livro no banheiro: não transforme isso em um hábito! Se você tiver crianças em casa, providencie cestos ou caixas, e ensine-as a guardar brinquedos, material escolar e demais pertences. Com isso, a organização vai vencendo a bagunça.

5 – Rotule caixas ou cestos

Não adianta manter caixas e cestos organizadores na sua residência se você não identifica o que cada um carrega. Daí, a importância de incluir rótulos nas caixas e nos cestos, não só para agilizar a devolução de cada objeto ao seu compartimento, mas também para ganhar tempo na hora de localizar algum item.

6 – Divida por cores

Ao arrumar o guarda-roupa, agrupe as roupas por cores. Visualmente, o móvel ficará mais organizado. Além disso, você economizará tempo ao eleger um look, sobretudo pela manhã, quando os horários são mais apertados.

7 – Arquive documentos

Adquira um fichário ou um conjunto de pastas para armazenar todos os documentos e papéis importantes relacionados à sua casa ou à sua atividade profissional. Essas pastas ou fichários devem ficar em um local mais reservado: longe, portanto, do acesso de crianças. Precisar de um documento e não encontrar imediatamente é muito estressante: evite, assim, essa ansiedade desnecessária!