Curadoria literária conecta ciência, cultura e ancestralidade com a missão de inspirar soluções para o amanhã
A COP30 coloca o Brasil no centro das discussões sobre o futuro climático do planeta, reacendendo a importância de escutar as vozes que vêm da ciência, da arte e dos povos que vivem a natureza em sua plenitude. A literatura, nesse contexto, surge como um território fértil para refletir, sentir e imaginar novas formas de coexistência.
Esta vitrine literária reúne obras que ampliam o debate sobre o meio ambiente, a preservação da vida e a responsabilidade coletiva diante da crise climática. São livros que contemplam crianças, jovens e adultos e atravessam diferentes perspectivas — do olhar ancestral à análise contemporânea — para inspirar ações concretas e afetivas em defesa do planeta.
Cada obra é um convite à reflexão e ao envolvimento. Porque compreender o que está em jogo é o primeiro passo para transformar o presente e proteger o futuro da Terra.
Juventude e clima: vozes do futuro
Parceria entre o Programa Global Youth Climate Pact e a Fundação Astrojildo Pereira. Este livro configura-se como um diálogo entre cientistas e jovens, no contexto de uma contribuição para a COP30. A relevância do tema assenta no fato de que a juventude atual constituirá a próxima geração que enfrentará, de forma mais intensa, as consequências das crises climáticas. Conscientes da insuficiência das ações dos líderes, esses jovens buscam assumir maior protagonismo na definição de seus próprios destinos, engajando-se ativamente em iniciativas voltadas ao enfrentamento do problema.
(Organizadores: Alfredo Pena-Vega e Elimar Pinheiro do Nascimento | Editora: Cortez | Onde encontrar: Amazon)
Povos originários
Na primeira viagem que fez à Amazônia, em 1997, a imagem de uma mulher Yanomami ficou gravada na memória do fotojornalista Ricardo Stuckert. Quase 20 anos depois, quando voltou à aldeia para fotografá-la outra vez, decidiu assumir a missão de registrar de forma mais ampla a vida dos indígenas brasileiros. Uma maneira de prestar-lhes um tributo e ao mesmo tempo torná-los mais conhecidos ao redor do país.
(Autor: Ricardo Stuckert | Editora: Tordesilhas | Onde encontrar: Amazon, Alta Books)
Planeta hostil
Planeta Hostil é um alerta contundente sobre como a ação humana está transformando a Terra em um ambiente cada vez mais instável e perigoso. O autor revela, com base em dados e exemplos concretos, os impactos devastadores das mudanças climáticas, da exploração desenfreada de recursos e da destruição dos ecossistemas. Mais do que um diagnóstico alarmante, o livro é um chamado à responsabilidade coletiva e à ação urgente. Com realismo e clareza, mostra que ainda é possível reagir – se encararmos o problema com coragem e informação.
(Autor: Marco Moraes | Editora: Matrix | Onde encontrar: Matrix, Amazon)
Guardiões da Criação
Em uma aventura ecológica pelos biomas do Brasil, animais falantes e protetores da natureza apresentam a importância da preservação ambiental. Entre as personagens, está Carla Yanomami, que compartilha a relação ancestral e sustentável de seu povo com a floresta amazônica; e a botânica Júlia Tupinambá, que cultiva mudas de plantas nativas. Com narrativa poética e ilustrações vibrantes, este lançamento infantil ensina aos pequenos leitores o valor da biodiversidade e inspira cada um a se tornar guardião do planeta.
(Autora: Susana Klassen | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon)
O pequeno curumim e o mistério das estrelas
Uma jornada de encanto, sabedoria e coragem, na qual cada página é um convite para ouvir a voz da terra e dançar com a imaginação. Em noites em que o céu veste seu manto de histórias, tudo pode acontecer… Neste livro, escritores indígenas do povo Pankará contam a história de um pequeno curumim que parte em uma aventura mágica pelo sertão. Entre bichos falantes, brincadeiras antigas e lendas que sopram com os ventos da Caatinga, o menino descobre segredos guardados nas estrelas e aprende que os sonhos podem iluminar caminhos.
(Autoria: Thiago Novaes Pankará e Ana Selia Novaes Pankará | Editora: Papirus | Onde encontrar: Amazon)
Ouro da Floresta
Ambientado na região do médio Tapajós, o romance de Niara Su revela o impacto humano e ambiental do garimpo ilegal que ameaça a floresta e seus habitantes. Neste momento em que as discussões sobre as mudanças climáticas ganham força na COP 30 e o mundo volta os olhos para a Amazônia, a autora discute ainda a urgência de ouvir as vozes da floresta e os verdadeiros protagonistas da luta climática, como indígenas, ribeirinhos, curandeiros e pajés.
(Autora: Niara Su | Editora: Casa do Escritor | Onde encontrar: Amazon)
Em volta do fogo as histórias são contadas
Essa é uma coletânea de narrativas que, por meio de uma abordagem cuidadosa e envolvente, apresenta 21 etnias indígenas do Brasil. O livro resgata suas histórias tradicionais e compartilha a riqueza cultural desses povos. No livro, o autor conduz os leitores por uma fascinante jornada pela diversidade e profundidade dos saberes ancestrais dessas comunidades, revelando suas tradições únicas. Um convite para explorar e valorizar a cultura indígena brasileira, enriquecendo nossa compreensão da história e identidade do nosso país.
(Autor: Eraldo Miranda | Editora: Ciranda na Escola | Onde encontrar: Amazon)