Feng shui: 7 curas eficientes para 7 problemas comuns em casa De acordo com o feng shui, um banheiro inteiramente branco não é auspicioso: drenagem das energias (Foto: FreePik)

Aprenda a resolver problemas na cozinha, no banheiro e na sala para garantir as melhores vibrações no seu lar

Filosofia chinesa que propõe a harmonização dos ambientes, o feng shui ensina que as energias que circulam na nossa casa não devem enfrentar obstáculos. Quando isso acontece, a vida dos moradores é afetada: os relacionamentos pessoais podem piorar, a saúde tende a enfrentar instabilidades e os caminhos financeiros correm o risco de travar.

Para evitar isso, é necessário administrar a organização da residência. Ela não deve ser bagunçada nem concentrar excesso de objetos, utensílios ou acessórios decorativos. Também é preciso evitar cômodos com baixa luminosidade, higienização precária ou problemas de manutenção, como superfícies trincadas, pintura descorada, vazamentos e infiltrações. Numa casa bem iluminada e arrumada com capricho, as boas energias, que os chineses chamam de ´chi´, transitam adequadamente, atraindo saúde, amor e prosperidade. Do contrário, preponderam as energias que estacionam ou aceleram além do normal. Elas são chamadas de ´sha´, e podem ser entendidas como vibrações negativas, pesadas e indesejáveis.

Decore e restaure a ordem

“Se você quer atrair ´sha´ em vez de ‘chi’, deixe sua casa escura e confusa, bagunçada e suja. É claro que, se quer ‘chi’ auspicioso, você tem que fazer alguma coisa: decorar, limpar, desobstruir e restaurar a ordem”, ensina o consultor Richard Craze, autor de Introdução à antiga arte do feng shui (Palavra Básica). Ele reitera que o ‘sha´ atrai má sorte, relacionamentos atribulados, perda de dinheiro e falta de sucesso. Também torna os moradores mais propensos ao desânimo e à letargia, isto é, a ausência de ação.

Por outro lado, a simplicidade e praticidade do feng shui favorecem curas eficientes para convidar o ´chi´ e, ao mesmo tempo, blindar o seu lar contra o ‘sha´. Conheça sete problemas comuns e suas respectivas curas:

1 – De costas para a porta

Na cozinha, a pessoa que prepara o alimento deve observar quem entra ou sai desse aposento. Isso significa que o fogão deve ser reposicionado para permitir ao cozinheiro a visão integral do espaço. Do contrário, o cozinheiro pode ser surpreendido por um visitante inesperado, o que irá desarmonizar as energias. Porém, se não for possível mudar o fogão de lugar, a solução é pendurar um cristal multifacetado no teto, entre esse eletrodoméstico e a porta da cozinha, para mudar o fluxo do ´chi´.

2 – Parede “nua” na cozinha

Se uma das paredes da cozinha não recebeu qualquer tipo de decoração, é hora de reverter isso. Uma parede sem atrativos se reflete na vida financeira dos moradores, uma vez que a cozinha é o espaço da casa responsável pelo avivamento do dinheiro da família. Como corrigir? Instale uma treliça na parede e pendure vasinhos de flores ou de ervas aromáticas.

3 – Posição do vaso sanitário

O vaso sanitário não deve ser o primeiro elemento que se enxerga assim que alguém abre o banheiro da sua casa. O motivo? As boas energias vão se dissipar rapidamente, sobretudo quando a descarga for disparada. Isso acontece, porque a descarga cria um vórtice poderoso, capaz de acelerar a fuga das vibrações. Uma vez que a água, elemento principal do banheiro, representa o dinheiro, a energia que irá escapar estará associada à capacidade de faturar. O que fazer? Instale um anteparo, como uma divisória, entre a porta e o vaso sanitário. Se não der, coloque um suporte com bambus, ao lado do vaso sanitário, para desviar a atenção de quem estiver na porta.

4 – Acesso ao banheiro da suíte

Se você tem uma suíte na sua casa, habitue-se a deixar a porta do banheiro fechada. Isso vai preservar as energias positivas no dormitório. Além disso, vale a pena instalar um cristal multifacetado no teto, entre o quarto e o banheiro. Outra opção é espelhar a porta do banheiro do lado de fora. Com o espelhamento, as vibrações benéficas vão bater e voltar para o dormitório, permanecendo mais tempo na residência.  

5 – Branco predominante

Um banheiro inteiramente branco drena rapidamente as energias, segundo o feng shui. Se você estiver construindo ou reformando, prefira gabinetes e prateleiras de outras cores, como verde-limão, lavanda, azul ou pêssego. Essas tonalidades chamam a paz. Caso você more num imóvel alugado com banheiro branco, a estratégia é incluir pontos de cor em toalhas, pisos e acessórios decorativos (priorize os tons já citados).

6 – Cama em frente à porta

Na hora de escolher a posição da cama, evite instalá-la diretamente em frente à porta do quarto, de modo que os pés de quem dorme fiquem alinhados com a maçaneta. Essa posição pode afetar a saúde e o bem-estar de quem repousa nesse local. Como resolver? Jogue a cama para uma das laterais do ambiente para quebrar o alinhamento. E se o quarto for pequeno demais? Nesse caso, a solução é pendurar um cristal multifacetado no teto, entre a porta do dormitório e a cama. O cristal vai reparar a ação energética nesse espaço.

7 – Móveis com linhas angulosas

Você pretende trocar os móveis da sala de estar no final do ano? Anote esta dica: é melhor que eles tenham linhas arredondadas, e não retas. Isso porque, o ´chi´ circula melhor entre formas curvas. Para aproveitar móveis angulosos e pontudos, coloque-os no home office da sua casa: essas formas sóbrias combinam com espaços profissionais. Na hora de adquirir móveis novos, não se esqueça de priorizar o conforto. Como a sala é o local mais apropriado para relaxar e curtir a interação familiar, é melhor que os móveis proporcionem aconchego e sejam agradáveis aos sentidos, ou seja, bonitos e macios ao toque. Assim, não devem faltar estofados e almofadas confortáveis, além de suportes e mantas para os pés.