Luz natural, organização da bancada e plantas apropriadas para espaços internos ajudam a conservar o bom trânsito energético no home office (Foto: FreePik)
Saiba como arrumar o home office para torná-lo propício à clareza mental, à prosperidade e ao sucesso profissional
Nos últimos anos, o home office vem se tornando realidade no cotidiano profissional de muita gente. E isso sugere conceber um ambiente equilibrado e inspirador, capaz de fazer a diferença na produtividade e no bem-estar de quem trabalha em casa. “Encarar o espaço dedicado ao home office como um lugar qualquer dentro de casa é um grande erro. Mais do que um ambiente que deve ser altamente funcional, o local também precisa nos propiciar foco e criatividade, que são essenciais para as tarefas do dia a dia”, explica Cris Paola, neuroarquiteta e especialista em feng shui há mais de 25 anos.
Para conquistar o home office ideal, a filosofia milenar chinesa feng shui é uma grande aliada. Essa filosofia, que compreende um conjunto de técnicas, recomenda ações que envolvem mudanças sutis na disposição dos móveis, na organização dos objetos sobre a mesa e até na escolha dos elementos decorativos para transformar completamente a energia do espaço. “Tenha sempre em mente que o objetivo é ter um espaço que favoreça a prosperidade, a clareza mental e o sucesso profissional”, complementa Cris Paola. Confira, a seguir, seis dicas sobre como aplicar os princípios do feng shui no home office a fim de garantir mais equilíbrio e gratificação profissional no dia a dia:
1 – Organize a mesa de trabalho
Segundo a neuroarquiteta, a organização e a disposição correta dos elementos no ambiente de trabalho impactam diretamente a energia que circula no local. “Um ambiente harmonioso nos inspira decisões certeiras, estimula nossos insights e resulta em bons negócios”, pontua Cris Paola. Por isso, ajeitar a mesa é o primeiro passo para atrair boas energias e desbloquear o potencial máximo do ambiente de trabalho.
2 – Registre as informações
A neuroarquiteta recomenda a eliminação de papéis soltos que costumam ficar pela bancada. Depois de registrar os dados principais numa agenda, faça o mesmo com as informações dos post-its, descartando-os em seguida. Fios emaranhados pelo chão ou atrás do computador também devem ser ordenados. “A poluição visual gera cansaço mental e dificulta a concentração, uma vez que nosso cérebro recebe uma infinidade de informações por segundo. Esse volume nos desconcentra e, por isso, esses movimentos cooperam para o aumento do nosso foco e, por consequência, do nosso rendimento”, diz Cris Paola.
3 – Arrume prateleiras e gavetas
Depois, convém arrumar prateleiras e gavetas para conter os excessos de objetos no ambiente. Com isso, a clareza desperta, favorecendo os processos mentais necessários à excelência na realização das atividades profissionais. Outra dica é manter sempre a mão tudo aquilo que se utiliza com frequência, mas de forma setorizada, como garrafa de água, agenda, blocos de anotação, canetas, carregadores de celular e cesto de lixo.
4 – Cuide da decoração
A neuroarquiteta ensina que troféus, medalhas, diplomas e certificados merecem um lugar de destaque nas paredes e suportes do home office, uma vez que estimulam a vibração da prosperidade e reforçam as conquistas profissionais. Além disso, ela também recomenda manter plantas apropriadas para ambientes internos a fim de ajudar a distribuir as energias no ambiente, limpar o ar e atrair harmonia.
5 – Atenção à iluminação
A iluminação tem um papel fundamental no equilíbrio energético do home office. Portanto, sempre que possível, Cris Paola aconselha a priorizar a luz natural para a vitalidade e melhora do humor. Ela reitera que, de acordo com o feng shui, é necessário evitar que a tela do computador fique de frente para uma janela para que o reflexo excessivo não cause desconforto nem prejudique o foco. “Se não for possível ajustar a posição da mesa de acordo com as técnicas milenares, considere o uso de cortinas leves para suavizar a luz direta e criar um ambiente mais agradável”, instrui.
6 – Escolha da cadeira
Já a escolha da cadeira deve levar em conta não apenas a ergonomia, mas também a posição que se ocupa no sistema organizacional. Segundo a especialista, a cadeira de trabalho é semelhante ao trono de um rei. Ou seja, um modelo com encosto alto representa posição de controle, trazendo a sensação de segurança e autoridade. Por outro lado, um encosto muito baixo pode gerar insegurança e falta de estabilidade profissional. A cadeira do home office também deve ser confortável para evitar dores e incômodos ao longo do dia.
Erros comuns no home office
– Evite posicionar a mesa de trabalho de costas para a porta de entrada. Isso gera vulnerabilidade a quem cumpre expediente em casa. “Caso o layout não permita a posição correta, podemos colocar um pequeno espelho ao lado da mesa, funcionando como um ‘retrovisor’ para aumentar a atenção e a segurança”, explica Cris. O ideal é que a mesa fique de frente para a porta (da casa ou do home office) ou numa das laterais, garantindo, a quem utilizá-la, o controle de quem entra ou sai do local.
– Não é indicado instalar o home office no quarto: essa situação pode interferir na produtividade e na qualidade do sono. Uma vez que esse cômodo é destinado ao relaxamento e ao restabelecimento das energias, utilizá-lo para demandas profissionais pode resultar em ansiedade, cansaço constante, dificuldade de relaxamento e desempenho abaixo do esperado. “Se o home office estiver no dormitório, por ser o único ambiente possível na casa, é primordial, ao final do dia, fechar o notebook e tudo o que possa interferir no sono”, alerta a especialista.
Edição: Fernanda Villas Bôas