Especialista confirma que a perda de gordura nos grandes lábios é um efeito colateral estético da rápida redução de peso e aponta soluções
Recentemente, a popularidade de medicamentos injetáveis para emagrecimento, como o Mounjaro (Tirzepatida), trouxe à tona discussões sobre seus efeitos no corpo. Algumas preocupações sobre como a intensa perda de peso promovida por esses medicamentos afeta o corpo todo, inclusive a região íntima feminina, vieram à tona.
Os médicos indicam o Mounjaro principalmente para controlar a diabetes tipo 2 e, em alguns casos, para tratar a obesidade. Um dos seus efeitos mais marcantes é reduzir de forma significativa a gordura corporal. É esse efeito que levanta questões sobre o que alguns leigos descreveram como a sensação de “derretimento” ou atrofia das partes íntimas.
O papel do Mounjaro
O Mounjaro age como um agonista dos receptores de GIP e GLP-1, hormônios que regulam a glicemia e o apetite. Sua ação resulta na regulação do apetite e saciedade, na melhora do metabolismo energético (contribuindo para a perda de peso e massa gorda corporal) e no retardo do esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de plenitude. A dose inicial recomendada é de 2,5 mg uma vez por semana. Depois com aumentos graduais e dose máxima de 15 mg semanais, sempre sob supervisão e prescrição médica.
A intensa perda de peso, causada por medicamentos ou dietas rigorosas, não ocorre de forma localizada. O corpo elimina gordura de forma generalizada, e isso inclui áreas onde o tecido adiposo é importante para a estética e função, como a região da vulva.
Efeito colateral do Mounjaro é verídico
A especialista em cirurgia íntima e plástica, Dra. Renata Magalhães, referência em procedimentos como a clitoroplastia funcional e ninfoplastia, confirma que a redução de gordura na região pode ser uma consequência do uso de medicamentos como o Mounjaro. “O que chamam de ‘derretimento’ não é um efeito direto do medicamento na estrutura vulvar. Mas sim a perda de volume dos grandes lábios, que são naturalmente compostos por tecido adiposo. Com o emagrecimento rápido e acentuado, essa gordura diminui, o que pode causar flacidez, sensação de vazio ou até desconforto em roupas mais justas, em um processo semelhante ao que ocorre com outras áreas do corpo após grande perda de peso.”
Solução
A especialista ressalta que essa alteração estética ou funcional pode levar a um desconforto significativo e impactar a autoestima e a qualidade de vida sexual da mulher. Nesses casos, a especialista explica que os profissionais podem indicar procedimentos como o Lipofilling (enxerto de gordura nos grandes lábios). Assim como o lifting de grandes lábios para restaurar o volume e a firmeza da região.
“O paciente deve usar o Mounjaro apenas com prescrição e acompanhamento médico. Além disso, a busca por medicamentos emagrecedores tem alimentado o mercado clandestino e a atuação de quadrilha. O que resulta em apreensões pela Polícia Federal e alertas sobre o risco de produtos falsificados. Para as pacientes que vivenciam alterações na região íntima decorrentes da perda de peso, a consulta com um especialista em cirurgia plástica íntima é recomendada para avaliar as opções de tratamento”, finaliza a especialista.