
Com experiência em gestão comercial na agência Side, Larissa Calheiros explica como marcas podem transformar seguidores em clientes usando influenciadores
As redes sociais deixaram de ser apenas vitrines para se tornarem potentes canais de vendas. Seja no Instagram, TikTok ou YouTube, a presença de influenciadores tem sido decisiva para o sucesso de marcas que querem vender mais — com autenticidade e conexão. Mas como usar o marketing de influência de forma estratégica para aumentar o faturamento?
Para responder a essa pergunta, conversamos com Larissa Calheiros, especialista em gestão comercial da Agência Side, uma das referências em marketing de influência no Brasil (precisa trocar isso pq não somos referencia kkk. A seguir, ela lista 7 dicas essenciais para quem quer vender mais nas redes sociais com a ajuda de criadores de conteúdo.
Escolha influenciadores que falem com o seu público-alvo
“Não adianta ter um influenciador com milhões de seguidores se ele não conversa com o perfil do seu cliente ideal”, explica Larissa. “O mais importante é a relevância e a conexão com o público certo.”
Priorize a autenticidade
O público nas redes sociais identifica quando uma recomendação é forçada. “O conteúdo precisa fazer sentido para o influenciador. Quando ele acredita no produto, a comunicação flui de forma natural — e as vendas vêm como consequência.”
Aposte em parcerias de longo prazo
Larissa defende que campanhas pontuais podem gerar picos de visibilidade, mas é o relacionamento contínuo que constrói confiança. “Parcerias duradouras criam consistência e posicionam a marca na mente do consumidor.”
Meça resultados, além do período da parceria
Likes e visualizações são métricas de análise instantanea, mas o resultado pode vir a longo prazo. “Observe o impacto em tráfego no site, geração de leads, cupons utilizados e, claro, conversões em vendas. O marketing de influência é poderoso, mas precisa ser monitorado com critério além do período inicial da campanha. É muito comum os seguidores serem impactos criando o desejo, mas a compra nem sempre virá imediatamente. Crie cupons com uma data maior de validade para facilitar o trackeamento das campanhas.”
Invista em formatos variados
“Reels, stories, vídeos longos, lives… cada formato tem uma função e um público específico. Diversificar a estratégia ajuda a manter o interesse e alcançar diferentes perfis de consumidores.”
Dê liberdade criativa ao influenciador
“Eles conhecem a própria audiência melhor do que ninguém. Quando a marca tenta controlar demais o conteúdo, perde-se a naturalidade que é o grande trunfo do marketing de influência.”
Encare o influenciador como parceiro de negócio
Mais do que um ‘post pago’, Larissa lembra que o influenciador pode ser um aliado estratégico. “Quando envolvido desde o início, ele contribui com ideias, adaptações e até percepções do consumidor final. É uma troca que gera valor para os dois lados.”
Com planejamento, coerência e bons parceiros, as redes sociais podem se transformar em uma vitrine ativa — onde o público não apenas descobre a marca, mas também se sente motivado a comprar. “Influência é sobre confiança. E quem sabe usar isso com estratégia do ponto de vista da marca e do consumidor final vende mais e vende melhor”, finaliza Larissa Calheiros.