Conheça os benefícios da meia de compressão para a saúde O uso das meias de compressão deve sempre ser orientado por um médico, pois existem diferentes tipos e níveis de compressão para cada caso

Especialista explica como as meias de compressão auxiliam na circulação, prevenção de tromboses e no tratamento do lipedema

As meias de compressão têm se destacado como uma solução eficaz para melhorar a circulação sanguínea e aliviar desconfortos nas pernas. Elas ajudam a reduzir a sensação de pernas pesadas, melhorar as circulações venosa e linfática e ainda aumentam o desempenho muscular durante a prática de exercícios físicos.

O cirurgião vascular Dr. Herik de Oliveira, da clínica Angioven e especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que essas meias são aliadas importantes tanto para quem já apresenta problemas circulatórios quanto para quem deseja prevenir complicações. “As meias de compressão exercem um gradiente de pressão, com maior compressão no tornozelo que vai diminuindo ao longo da perna. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo nas veias, facilitando o retorno venoso e beneficiando também a circulação linfática.”

Diversos benefícios das meias de compressão

Além de seu uso tradicional para aliviar sintomas como dor, inchaço e cansaço, as meias são muito indicadas para prevenir tromboses. Especialmente em situações de longas viagens ou períodos pós-cirúrgicos. “Também são muito úteis para quem pratica exercícios físicos, pois melhoram o desempenho muscular e aceleram a recuperação após atividades intensas. Pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas também se beneficiam do uso”, acrescenta o Dr. Herik.

Um benefício importante das meias de compressão está no tratamento do lipedema, uma condição que causa acúmulo anormal de gordura nas pernas, provocando dor e inchaço. “No caso do lipedema, as meias auxiliam na melhora da circulação linfática e na redução do edema. E proporcionam alívio dos sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, explica o especialista.

Busque sempre orientação

Porém, o Dr. Herik ressalta que um médico sempre deve orientar o uso das meias de compressão, já que existem diferentes tipos e níveis de compressão adequados para cada caso. “O médico deve prescrever o uso após uma avaliação clínica, especialmente em casos com condições específicas. Indicações comuns são sintomas como dor, peso, cansaço, edema, varizes, insuficiência venosa crônica e úlceras venosas. No entanto, em pacientes com obstrução arterial grave, o uso pode ser contraindicado, pois pode agravar a isquemia.”

Em situações especiais, como durante a gravidez, após cirurgias ou em viagens longas, o uso das meias de compressão pode ser especialmente benéfico para evitar complicações. “Por isso, buscar avaliação médica é fundamental para garantir que o uso seja seguro e eficaz. Assim evita-se problemas que podem surgir com o uso inadequado”, conclui o Dr. Herik de Oliveira.