
A técnica, que promete regeneração celular, colágeno e mais hidratação, vem ganhando adeptas como Gkay, Flay e Juliette
Juliette Freire, campeã do BBB21 e referência em beleza e influência digital, revelou recentemente ter feito um dos tratamentos estéticos mais falados do momento: o protocolo com PDRN, substância derivada do esperma do salmão. O procedimento, que custa em média R$ 1.200 por sessão, é indicado em pelo menos três sessões em um intervalo de até dois meses e promete uma pele mais hidratada, viçosa e rejuvenescida.
Além de Juliette, outras famosas como Gkay, Flay e até personalidades internacionais vêm apostando na técnica. Ela utiliza o polidesoxirribonucleotídeo (PDRN), um fragmento purificado de DNA extraído do sêmen do salmão. Apesar do nome curioso, especialistas consideram o tratamento seguro para uso tópico, e a Anvisa autoriza sua aplicação em técnicas como o microagulhamento e o laser.
Como funciona o procedimento feito por Juliette?
“A substância atua como um regenerador celular. Promove leve bioestímulo de colágeno, melhora a textura da pele, suaviza manchas e até cicatrizes de acne”, explica Thais Moura, CEO do Instituto Moura Odontologia, pós-graduada em Harmonização Orofacial e mentora do método Play HOF. “Esse ativo oferece propriedades reparadoras e hidratantes e apresenta bons resultados quando usado corretamente.”
O dermatofuncional e especialista em harmonização facial Dr. Paulo Tamloc acrescenta que, embora a técnica esteja em alta nas redes, ainda há limitações quanto ao seu uso. “O PDRN é promissor, tem efeitos regenerativos e anti-inflamatórios, mas faltam estudos robustos sobre sua eficácia injetável. No Brasil, o uso injetável ainda não é aprovado pela Anvisa, apenas o uso tópico, como cosmético ou em associação com tecnologias”, pontua.
Apesar de seu DNA ser semelhante ao humano, o que reduz riscos de rejeição, há contraindicações importantes. “Pacientes com doenças autoimunes descompensadas, gestantes, usuários de roacutan ou com doenças de pele ativas não devem fazer”, reforça Thais Moura. Já Tamloc chama atenção para os testes de sensibilidade: “Quem tem alergia a frutos do mar deve ter cuidado. Embora raras, reações alérgicas podem ocorrer.”
Atenção!
O apelo visual e os nomes famosos que aderem ao procedimento acabam popularizando rapidamente o tratamento. Mas os especialistas recomendam cautela. “É muito comum a coletividade se encantar com as novidades estéticas divulgadas por famosos. “Mas os profissionais habilitados devem fazer uma avaliação individualizada, o que torna fundamental buscá-los”, finaliza Thais.