Feng shui: 5 conselhos práticos para evitar perda de dinheiro Cores alegres e flores no banheiro transformam o astral desse ambiente: aposte! (Foto: FreePik)

Um dos conselhos é consertar vazamentos imediatamente; entenda a relação entre banheiro e recursos financeiros

O feng shui, filosofia chinesa focada na harmonização dos ambientes, relaciona providências para evitar perdas financeiras. Uma vez que essa filosofia estabelece que todos os espaços recebem fluxos energéticos, é importante aplicar essas recomendações na sua casa. Saiba o que fazer para proteger seus recursos e abrir os caminhos profissionais de todos os moradores:

1 – Repare vazamentos no banheiro

Você fecha a torneira da pia do banheiro e, mesmo assim, ela continua pingando? Ou, depois de acionar a descarga do vaso sanitário, nota um gotejamento entre o tubo de ligação e o encanamento interno? Adeptos do feng shui são unânimes: vazamentos no banheiro levam a prejuízos financeiros. E por que isso acontece? Para essa filosofia chinesa, o banheiro é o cômodo ligado à água, elemento que movimenta as emoções e a nossa maneira de administrar recursos materiais. Por isso, em caso de vazamentos, as vibrações associadas a esses recursos podem escoar rapidamente, desajustando o orçamento doméstico. Assim, o conselho é bem simples: conserte imediatamente torneiras, chuveiros e vasos danificados.

2 – Procure incorporar novos hábitos

Sempre que o banheiro estiver em desuso, é importante manter a porta desse ambiente fechada e a tampa do vaso sanitário abaixada. “Quando a descarga é acionada, a força da água sendo puxada para baixo cria um poderoso vórtice de energia”, explica a consultora Nancy SantoPietro no livro de sua autoria, Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Com a tampa abaixada e a porta fechada, é possível conter a potência desse vórtice, preservando a saúde das finanças. Caso o banheiro da sua casa não tenha porta, basta instalar uma cortina de contas para separá-lo dos demais espaços. Desse modo, as energias irão desacelerar. Outra dica: o banheiro deve ter tons luminosos e receber acessórios charmosos e estimulantes aos sentidos, como velas perfumadas e vasinhos de flores.

3 – Redecore a entrada da residência

A entrada da sua morada é muito estreita? Isso não configura um bom feng shui, já que essa parte da casa é chamada de “boca” das energias entrantes. Ou seja, é pela entrada que as vibrações fluem para os ambientes – inclusive, as vibrações que estimulam oportunidades de enriquecimento para os moradores. O que fazer? Pinte a entrada com uma tonalidade clara para expandir o fluxo energético. E fortaleça a iluminação desse local. Outra solução é pendurar um espelho grande na primeira parede que se vê quando a porta principal é aberta. O espelho vai redimensionar o hall, beneficiando o astral.

4 – Em caso de sobrado, ilumine o térreo

Para muitos consultores de feng shui, pessoas que moram em sobrado podem enfrentar altos e baixos na vida, inclusive em relação ao dinheiro. Isso porque, a energia vital irá se movimentar de forma errática nesse tipo de imóvel, provocando o desequilíbrio. Há duas soluções para corrigir esse problema: em primeiro lugar, reforce a iluminação do andar térreo, de modo que ele seja tão ou mais iluminado do que o piso superior. A segunda providência é instalar uma folhagem viçosa junto à escada. A planta irá harmonizar as energias, promovendo a correta redistribuição delas entre os andares.  

5 – Atenção à utilização do fogão

De acordo com essa filosofia oriental, a cozinha é o cômodo da casa em que as energias favoráveis às finanças são geradas. “O feng shui diz que existe uma íntima conexão entre o seu fogão, a comida e a riqueza”, ensina a consultura Selena Summers, autora de Feng shui na prática (Universo dos Livros). Por isso, é importante manter o fogão em boas condições de uso e revezar o uso de queimadores (“bocas” do fogão) na hora de preparar as refeições. Privilegiar um queimador pode bloquear o fluxo de dinheiro na família, atrasando os negócios e a ascensão profissional dos moradores. Importante: a cozinha deve ser clara, limpa e acolhedora. E mais: decorar as paredes com motivos de flores ou alimentos saudáveis representa um bom feng shui.