Feng shui: 7 cuidados com a cama que vão favorecer seu romance Quarto de casal bonito, com cama confortável, cores tranquilas e elementos que traduzem aconchego: bom feng shui (Foto: Freepik)

A cama tem importância vital para o feng shui; saiba como reorganizar seu quarto para ser mais feliz na vida a dois

Você sabia que, para o feng shui, a posição da cama tem um papel fundamental na decoração da casa? De acordo com essa filosofia chinesa, que propõe a harmonização dos ambientes, a cama deve receber atenção extra, uma vez que passamos um terço da nossa vida dormindo. Por isso, é fundamental que esse móvel esteja corretamente instalado no dormitório a fim de garantir o fluxo energético positivo na residência.

Para os adeptos do feng shui, a posição inadequada da cama pode atingir diretamente a vida íntima dos moradores. Como dedicamos horas diárias ao repouso, acabamos ficando suscetíveis ao trânsito das vibrações. Daí, a importância de encontrar a melhor localização da cama para aproveitar melhor as energias, sem o risco de uma sobrecarga, por exemplo. Confira sete cuidados essenciais com a cama e aprenda a reorganizar seu dormitório de casal:

1 – Melhor posição

O primeiro passo é instalar a cama de modo que, se você se deitar, consiga enxergar quem estiver na porta. Essa posição permite visualizar quem quiser entrar no cômodo e, além disso, proporciona maior controle sobre o seu relacionamento amoroso. Isso mesmo: o feng shui ensina que a cama tem uma relação estreita com o romance. Ao posicionar a cama, evite também a área exatamente abaixo da janela: o vento pode dissipar as vibrações de modo acelerado, impactando o bem-estar e a disposição para o amor de quem dorme ali.

2 – Sobrecarga de energias

Ao colocar a cama num espaço diagonal à entrada do quarto, cuidado para não alinhar os pés desse móvel à porta. Se você se deitar diretamente em frente à porta, receberá uma carga excessiva de energia, que poderá desajustar a sua saúde e o seu emocional, desestabilizando, assim, a sua relação sentimental. O melhor é jogar a cama para uma das laterais do cômodo, de modo a quebrar esse alinhamento. “Caso não seja possível, coloque uma divisória entre a cama e a porta, ou pendure entre elas um cristal facetado numa cordinha vermelha de 23 cm”, recomenda a consultora Nancy SantoPietro. Ela é autora de Feng shui – a harmonia dos espaços (Nova Era).

3 – Vão sob a cama

A cada dois ou três meses, inspecione o que você guarda debaixo da cama. Se esse local acumular poeira, objetos em desuso e calçados esquecidos, é hora de planejar uma doação. Isso porque, qualquer tipo de entulho é incompatível com a harmonização proposta pelo feng shui. Quando você acumula coisas em excesso em casa, sem uma utilidade imediata, bloqueia as energias inclusive as energias responsáveis pela sintonia conjugal. Com isso, poderá perder oportunidades na vida a dois, além de observar desgastes em suas relações pessoais em geral.

4 – Atenção à cabeceira

Se a cabeceira da cama estiver frouxa, providencie o conserto o quanto antes. Uma cabeceira que balança cada vez que você se deita pode atingir seu relacionamento afetivo, tornando-o frágil e gerando insegurança ao casal. A cabeceira deve ser firme para propiciar solidez ao amor, fortalecendo o compromisso conjugal. Para o consultor I Ming, autor de Feng shui da boa sorte (edição do autor), não é aconselhável escolher cabeceiras vazadas, uma vez que elas geram a sensação de desproteção. Assim, priorize cabeceiras inteiriças, sem recortes. Outra coisa: recomenda-se que a cabeceira esteja sempre encostada numa das paredes do quarto.

5 – Remova as lembranças

Em caso de fim de namoro ou casamento, é importante examinar o quarto de casal e tirar de lá as lembranças do ex-amor, sobretudo se elas estiverem no vão sob a cama ou dentro de gavetões na parte inferior desse móvel. Cartas, fotos e presentes oferecidos em datas especiais conservam as energias dessa união passada, minando as chances de você conhecer uma pessoa especial ou se firmar com uma nova paixão. Se não quiser se desfazer de um álbum de fotos, por exemplo, tente guardá-lo fora da sua casa – talvez na residência de um parente ou num depósito externo. Outra dica valiosa é trocar o colchão para renovar o astral. Se o dinheiro estiver curto para esse investimento, tente comprar roupas de cama novas.

6 – Refúgio preferido, segundo o feng shui

Para o feng shui, o quarto deve representar o refúgio preferido do casal: aquele lugarzinho acolhedor em que eles sonham, relaxam e compartilham momentos especiais. E, nesse refúgio, a figura principal deve ser a cama. Por isso, aposte em cores tranquilas, travesseiros gostosos, além de lençóis e edredons agradáveis ao toque. Vale ainda instalar tapetes macios nas laterais para assegurar mais conforto ao acordar. Para completar, opte por iluminação indireta no quarto e quadros inspiradores, que remetam ao amor. Imagens de coração ou de casais felizes reforçam os sentimentos de união, beneficiando as energias desse espaço. Dica de ouro: mantenha sempre a cama arrumada e o quarto organizado.

7 – Acima da cabeça

Se você pretende instalar prateleiras no quarto de casal, evite a parede onde a cabeceira da cama estiver encostada. Isso porque, o feng shui não recomenda estruturas sobre a cabeça do casal, como nichos e prateleiras. Essas estruturas causam vibrações opressoras, que não contribuem para o bem-estar dos moradores. Quadros, no entanto, podem ser instalados acima da cabeceira. Também não configura um bom feng shui posicionar um espelho que reflita a cama. Do contrário, a pessoa irá se sentir desmotivada ou constantemente sob pressão. O quanto for possível, evite colocar no seu quarto televisores e computadores. Esses eletrônicos podem interferir no seu repouso, o que acabará agravando eventuais dificuldades na vida a dois.