Feng shui: quais os 5 objetos que não devem ficar no seu quarto? Um quarto aconchegante, bonito, organizado e com iluminação indireta favorece o trânsito positivo das energias (Foto: FreePik)

Um desses objetos é o cesto de roupas sujas: saiba como organizar seu quarto e atraia as melhores vibrações para o amor!

Os adeptos do feng shui, a filosofia chinesa que ensina a harmonizar os ambientes, relacionam o dormitório à saúde e à vida amorosa do morador. Afinal, é nesse cômodo que relaxamos, repousamos, recarregamos as baterias e compartilhamos nossa intimidade com uma pessoa especial. Por isso, é muito importante cuidar da organização do quarto para não prejudicar o romance ou a paquera. Confira cinco objetos que devem ser removidos do dormitório o quanto antes:

1 – Cesto de roupas sujas

Você acabou de usar uma blusa e uma calça depois de um dia exaustivo de trabalho? Então, é melhor colocá-las na área de serviço e providenciar a higienização rapidamente. Em hipótese nenhuma, mantenha um cesto lotado de peças sujas no seu quarto. Um cesto com essa finalidade armazena energias estagnadas, que podem prejudicar a sua comunicação com a pessoa amada ou dificultar o seu encontro com alguém interessante.

2 – Sacola pendurada na maçaneta

Para desembaraçar o campo afetivo, examine muito bem a porta do seu quarto. Se ela não se abre totalmente, é hora de remover caixas, roupas suspensas por ganchos ou objetos pendurados numa sacola na maçaneta. Essas providências favorecerão o amor e também o seu bem-estar. “Quando as portas da sua casa não se abrem completamente, a energia não consegue fluir pela casa e, por isso, tudo o que você faz exige mais esforço”, afirma a consultora Karen Kingston em seu livro Arrume sua bagunça com feng shui (editora Pensamento). Desse modo, desobstruir portas estimula uma vibração mais sutil e, consequentemente, mais benéfica.

3 – Eletrônicos inúteis e amontoados em geral

Não transforme o local onde você dorme e descansa num depósito de objetos em desuso. Para identificar amontoados em geral, faça uma varredura no seu quarto e remova de lá tudo o que não combina com o astral repousante desse aposento. Encontrou um computador quebrado ou um celular danificado num canto? Leve ao ecoponto mais próximo. Vale o mesmo para uma bicicleta ergométrica que não desperta mais o interesse da família – a menos que ela possa ser vendida ou doada. Papéis, lembranças, enfeites sortidos, revistas e livros também devem ser devidamente organizados. Melhor ainda se conseguir repassar boa parte desses objetos para quem precisa mais do que você.

4 – Cosméticos com validade expirada

Verifique com regularidade o espaço no seu quarto onde você guarda cosméticos: pode ser uma penteadeira, uma prateleira ou um compartimento do seu guarda-roupa. É possível que muitos produtos estejam vencidos. Faça faxinas frequentes na sua coleção de cosméticos para manter somente o que você efetivamente usa e que esteja, é claro, dentro da data de validade. “Mantenha as superfícies do seu quarto tão desimpedidas quanto possível para que a energia possa se movimentar com suavidade e harmonia pelo espaço”, recomenda Karen Kingston.

5 – Roupas encostadas

Se você não escolhe uma determinada roupa para compor o seu look há mais de dois ou três anos, é improvável que volte a vesti-la. Raciocine: dois ou três anos representam dois ou três vezes o ciclo completo das estações. Isso significa que a peça não atraiu sua atenção de janeiro a dezembro, sob sol ou sob chuva! Por isso, é evidente que ela não expressa mais a sua personalidade nem atende às suas expectativas atuais. Assim, faça uma doação, troque num brechó ou venda. Tudo é permitido, desde que essa roupa não permaneça encostada no seu armário. Quando você abre espaço para coisas novas na sua vida, elas começam a chegar. Porém, para abrir espaço, é preciso primeiro se desapegar de itens do passado ou que deixaram de fazer sentido.

O quarto ideal

De acordo com o feng shui, o dormitório ideal deve emanar a principal vocação desse aposento: a sensação de acolhimento. Você deve observar o seu quarto e sentir vontade de encerrar o expediente logo para curtir algumas horas nesse espaço tão aconchegante, tão privativo, tão exclusivo e tão seu. Saiba como organizar ou o que incluir na decoração para conquistar o dormitório ideal:

– Arrume a cama assim que acordar. Sua motivação muda quando você chega em casa e encontra uma cama própria para o repouso, sem roupas empilhadas sobre o lençol nem sapatos amontoados sob o estrado do colchão.

– Invista em roupas de cama aconchegantes, bonitas e agradáveis ao toque. Vale incluir travesseiros extras, edredons fofinhos e mantas para os pés. Um ventilador de teto é um equipamento indicado, já que movimenta adequadamente as energias desse espaço.  

– A iluminação do quarto é essencial. Além da luz direta, você pode adicionar iluminação indireta para acelerar ou relaxamento ou a intimidade a dois. Investir em essências aromáticas calmantes vai deixar esse local ainda mais gostoso e desejável. Experimente!

– Se você tem um amor, escolha acessórios em pares para preservar a harmonia conjugal: dois porta-retratos, duas luminárias, dois vasinhos, duas almofadas de formatos diferentes, quadros gêmeos ou complementares, etc.