
Rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas, seus benefícios vão desde a hidratação leve e eficaz até a recuperação da pele em casos de queimaduras
Especialistas consideram a aloe vera, popularmente chamada de babosa, uma das plantas medicinais mais versáteis do mundo, e ela conquistou protagonismo nos cuidados dermatológicos. Rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas, seus benefícios vão desde a hidratação leve e eficaz até a recuperação da pele em casos de queimaduras solares, tornando-se um verdadeiro coringa nas rotinas de skincare.
O gel extraído da folha oferece hidratação sem deixar a pele oleosa e pode ser utilizado inclusive por pessoas com tendência à acne. Além disso, sua ação calmante se destaca em situações de queimaduras solares, quando ajuda a refrescar, diminuir a vermelhidão e acelerar a recuperação da pele.
Medicinal
“O aloe vera, conhecido também como babosa, é uma planta com propriedades terapêuticas muito interessantes. Ele possui ação calmante, cicatrizante e hidratante, sendo bastante utilizado em cuidados com a pele, como em casos de irritações leves, queimaduras solares e até para manter a pele mais saudável”, explica a dermatologista Luiza Lopes.
Outro benefício importante da planta está no alívio de irritações e pequenas inflamações, graças ao seu efeito anti-inflamatório. O uso contínuo pode contribuir para suavizar a sensibilidade cutânea e melhorar a textura da pele. A presença de vitaminas e minerais também favorece a regeneração dos tecidos, sendo um apoio complementar na cicatrização de pequenos machucados e descamações.
Invista em produtos certificados
Hoje, além de usarem o gel diretamente, fabricantes incorporam amplamente a aloe vera em cremes, loções, géis e máscaras faciais. Eles consideram essas versões industrializadas mais seguras, pois realizam testes dermatológicos para garantir eficácia e segurança. A dermatologista alerta, no entanto, para os cuidados necessários no uso da planta.
A médica conclui: “Lembre-se de que, apesar de natural, use com cuidado, pois em algumas pessoas pode causar reações. Busque sempre produtos dermatologicamente testados e orientação profissional para garantir um uso seguro.”