Oftalmologista alerta para os perigos da trend de raspar os cílios

Especialista do CBV Hospital de Olhos explica como essa prática pode comprometer a proteção natural dos olhos e causar danos graves à visão

Uma trend que vem circulando nas redes sociais tem preocupado profissionais da saúde ocular. Homens estão raspando ou aparando os cílios, motivados por um ideal estético que associa cílios curtos à masculinidade. O que pode parecer um gesto inofensivo, segundo especialistas, compromete a proteção natural dos olhos e pode gerar complicações sérias.

Qual o perigo nessa trend?

A oftalmologista Juliana Lasneux, do CBV Hospital de Olhos, alerta que os cílios cumprem um papel fundamental. “Os cílios são muito importantes para a proteção dos olhos. Eles protegem contra poeira, contra insetos, eles são bem sensíveis. Se alguma coisa encosta nos cílios, já fecha o olho para protegê-lo”, afirma. Ela explica que os fios atuam como uma espécie de escudo natural, funcionando até como uma “sombrinha” contra o sol.

Segundo a médica, a retirada frequente dos cílios pode causar uma alteração no crescimento dos fios, que podem passar a nascer em direção ao globo ocular, quadro conhecido como triquíase. “Quando um cílio, só um, é virado para dentro, isso chama triquíase e já causa muito desconforto, porque pode arranhar a córnea, inclusive pode até levar a perfuração ocular por causa do atrito constante”, explica. “Raspar os cílios não é uma ótima ideia, não. É uma ideia péssima, inclusive, porque você diminui a proteção, diminui a incidência de… fica mais exposto ao sol, por exemplo, porque os cílios também servem como se fosse uma sombrinha, um guarda-chuva”, completa.

Cílios e gênero? Nada a ver!

Além do risco físico, a médica também comenta que não existe qualquer justificativa biológica para associar o tamanho dos cílios ao gênero. “Não há diferença entre os sexos, tá? Tanto o comprimento dos pelos ou a quantidade de pelos não tem nada a ver com homem ou mulher. Isso é uma característica individual de cada pessoa”, diz. Juliana lembra ainda que os cílios arrancados ou cortados tendem a crescer novamente em cerca de um mês e meio a dois meses, mas com a possibilidade de virem tortos ou voltados para dentro. “Se você ficar cortando, ou ficar cortando os cílios, ou arrancando com pinça, eles podem nascer virados para dentro, né? E pode atrapalhar todo o funcionamento ocular.”

A recomendação dos especialistas é clara: manter os cílios intactos é uma forma simples e eficaz de proteger a visão. Mudar a aparência às custas da saúde dos olhos pode ter consequências muito mais sérias do que se imagina.