Uso indiscriminado de tadalafila causa problemas cardiovasculares A ciência não comprova que o uso de tadalafila aumenta a massa muscular (Foto: FreePik)

Segundo especialista, usuários que consomem o remédio por conta própria estão mais sujeitos a apresentar problemas no coração

O cardiologista Delano Bezerra, profissional da Segmedic, rede de clínicas ambulatoriais da Baixada Fluminense (RJ), alerta que o uso indiscriminado de tadalafila, sem prescrição médica, pode causar aumento ou queda de pressão, suor excessivo, problemas cardiovasculares e priapismo, ou seja, ereção prolongada.

Disponível no Brasil há cinco anos, o fármaco tadalafila é indicado para o tratamento de disfunção erétil e problemas relacionados à micção (eliminação de urina). Porém, esse fármaco vem sendo utilizado, inadvertidamente, por homens que frequentam academias e desejam ganhar músculos.

Segundo o médico, não há evidências científicas que comprovem que a tadalafila é eficaz para aumentar a massa muscular. “Por enquanto não tenho conhecimento de mulheres usando esse tipo de medicamento”, afirma Delano.

Vendas crescentes

No Brasil, as vendas de tadalafila explodiram nos últimos anos. Levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a pedido da BBC News revela que os brasileiros compraram 21,4 milhões de caixas de tadalafila no país em 2020. Em 2023, esse número havia subido para 47, 2 milhões.