10 conselhos para preservar as boas energias no seu lar Uma sala em que a TV está alinhada com o sofá gera bons fluidos (Foto: FreePik)

Sala e cozinha são espaços da casa em que as energias positivas precisam circular; saiba como favorecer o fluxo das vibrações

O Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, ensina que a nossa casa é uma fonte abundante de energias. Porém, parte desse conjunto de vibrações pode sofrer desequilíbrio, o que acaba prejudicando o astral da residência e, consequentemente, afetando os moradores.

Para os adeptos dessa técnica milenar, o desajuste energético produzido pelas características ou ambientações do lar interfere na carreira, na saúde e nos relacionamentos de quem vive no local. Daí a importância de se aprofundar no Feng Shui para aplicar as correções necessárias nos diferentes cômodos da sua morada.

Como arrumar a sala de estar?

1 – Em muitas casas, a sala de estar é o primeiro ambiente a ser avistado. Por isso, precisa comunicar a ideia de que é um local confortável e propício não apenas ao repouso, mas também ao convívio social. Portanto, escolha poltronas e sofás aconchegantes. Complemente com mantas, ventilador de teto e apoios para os pés.

2 – É importante que a sala tenha uma quantidade de móveis proporcional às suas dimensões. Um ambiente abarrotado de móveis atrapalha o trânsito energético, assim como um sofá gigante numa sala pequena. Lembre-se: o segredo é o equilíbrio.

3 – A sala deve refletir a essência dos moradores. Se vocês amam ouvir música, coloque o player numa posição privilegiada. O hobby da família é assistir a séries na TV? Nesse caso, alinhe o aparelho com o sofá onde seus familiares costumam se acomodar. Alinhar significa centralizar ao máximo, sem deixar a TV nem um pouco mais à esquerda nem um pouco mais à direita em relação ao sofá.

4 – Caso a família tenha o hábito de receber amigos, providencie acessórios e móveis que proporcionem mais conforto às visitas na sala de estar, como almofadas e mesinhas de canto para apoiar aperitivos e petiscos.

5 – A iluminação deve ser versátil para se ajustar ao dia ou à noite. Para isso, recorra a luminárias e spots. Flores e sinos de vento são ótimas pedidas para tornar esse local mais acolhedor e, dessa maneira, harmonizar as energias.

6 – Atenção: a desorganização da sala produz um astral negativo. Cuidado com enfeites excessivos. Evite ainda levar trabalho para casa e concluir as tarefas na sala de estar. “O fato de levarmos trabalho para essa área pode criar mensagens confusas no nível energético”, alerta a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng Shui – harmonia dos espaços (Nova Era).

Como organizar a cozinha?

7 – A cozinha representa o elemento fogo e, por esse motivo, alimenta as energias que ativam a saúde dos moradores. Como os chineses associam saúde a prosperidade, uma cozinha com bom Feng Shui garante não apenas bem-estar, mas também progresso e conquistas materiais. Por isso, esse ambiente deve estar sempre limpo, arrumado e bem iluminado, sem louça suja na pia ou lixeira cheia.

8 – Enfeitar a mesa da cozinha com frutas frescas expande as energias da abundância. Flores bonitas também contribuem para esse propósito. Em relação à geladeira, procure mantê-la higienizada e com fácil acesso aos alimentos, sem exagerar, contudo, na quantidade de potes com sobras de comida.

9 – É fundamental que os queimadores do fogão estejam funcionando: assim, se um deles quebrar, providencie logo o conserto. “Todos os queimadores devem ser usados regularmente e em rodízio para que a energia da riqueza não fique estagnada”, destaca Nancy SantoPietro.

10 – O fogão deve ser instalado de frente para a porta da cozinha, de modo que a pessoa que prepara os alimentos consiga controlar quem entra ou sai do local. No entanto, se o projeto da sua casa não permitir isso, escolha, se possível, um modelo com revestimento que espelhe a parte de trás ou as laterais. Por exemplo: um fogão de aço inox.