
Uma das situações críticas é o excesso de acessórios decorativos na sala: para o feng shui, “menos é mais”
Descanso, lazer, interação: é assim que os adeptos do feng shui enxergam a sala de estar. Para essa filosofia chinesa, que propõe a harmonização dos ambientes, a sala deve comunicar essas mensagens tanto aos moradores quanto aos visitantes. Por isso, é fundamental garantir conforto, beleza e aconchego a esse espaço. Móveis que abraçam, tapetes macios, almofadas e mantas charmosas e agradáveis ao toque, objetos que traduzem a “alma” da casa – tudo isso importa na hora de decorar a sala de estar.
“É muito importante manter consistente nesse aposento a proposta de repouso e relaxamento”, explica a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng shui – a harmonia dos espaços (Nova Era). “A sala de estar deve refletir quem é você, e seu jeito de desfrutar o conforto”, completa a especialista.
Cinema e amigos
Por isso, se você gosta de cinema, escolha objetos com essa temática para decorar a sala. Sua praia é o artesanato? Produções autorais caprichadas vão combinar com o astral que você deseja projetar. Caso adore receber amigos, inclua pufes, almofadões e mesinhas de apoio para que eles se sintam à vontade na sua residência. Esses cuidados são importantes para ativar as energias positivas e permitir que elas beneficiem os negócios, as relações pessoais e o bem-estar de toda a família.
Por outro lado, há fatores contrários que podem bloquear o trânsito energético na sala. Saiba quais são os cinco principais e aproveite para providenciar as correções necessárias:
1 – Acessórios em excesso
Tudo o que é exagerado configura um mau feng shui. Por esse motivo, muitos enfeites e acessórios nas paredes, mesas (de canto e centro), estantes e armários podem represar as boas vibrações, o que irá atrasar a vida dos moradores. Assim, eleja somente os objetos muito estimados ou significativos para colocar na sala. E aprenda a se desapegar do restante. Não se esqueça da máxima que os adeptos dessa filosofia milenar adoram anunciar: “menos é mais”.
2 – Atrito entre sala e home office
Se sua sala também é seu home office, a recomendação é isolar o canto do trabalho o quanto antes, ok? Providencie uma divisória, seja com uma estante, uma folhagem alta, um biombo ou uma cortina de contas. O motivo: as energias repousantes da sala podem entrar em atrito com as energias diligentes do setor profissional, gerando um astral confuso nesse cômodo. Se você dividir esses espaços, notará que a sala ficará mais receptiva, e o home office mais produtivo.
3 – A desproporção é um problema
Móveis grandes em salas pequena, definitivamente, não combinam. Caso você more numa residência compacta, busque um mobiliário adequado a essas dimensões. Se você precisa desviar de sofás e poltronas para conseguir se movimentar na sala, é hora de rever a decoração e perseguir o equilíbrio. Hoje, o mercado de móveis é dinâmico e cria peças versáteis que, em desuso, podem ser empilhadas ou dobradas.
4 – Ambiente tomado pela bagunça
Se você for uma pessoa desorganizada, precisará incorporar novos hábitos caso deseje aplicar o feng shui na sua casa. E a tarefa primordial é arrumar os ambientes, começando pela sala. Por isso, não espalhe nesse local roupas, sapatos, livros, brinquedos, bolsas e eletrônicos. Aprenda a devolver cada coisa ao seu lar, e ensine isso às crianças da família. Uma sala constantemente desarrumada trava oportunidades financeiras, além de prejudicar a forma como os moradores descansam e se comunicam.
5 – Pouca luminosidade e ventilação precária
Para o fluxo das energias vibrar positivamente na sua residência, privilegie a ventilação e a iluminação. Portanto, todos os dias, abra portas e janelas para renovar o astral. Se a sala tiver uma cortina pesada, abra-a com regularidade para o sol entrar. Você também pode variar os pontos de luz para criar atmosferas específicas, deixando a sala bem iluminada para encontros sociais, e à meia-luz para uma sessão de cinema, por exemplo. Daí, a importância de contar com luminárias e abajures para favorecer a iluminação indireta, valorizando ainda as multifunções da sala de estar.