
Aprenda a decorar e resolver problemas estruturais; técnica chinesa pode favorecer o bem-estar dos moradores
Para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, nossa casa é uma fonte abundante de energias. O problema é que as essas energias podem sofrer desajustes, dependendo da forma como posicionamos móveis, decoramos espaços e projetamos estruturas em cada cômodo na construção ou reforma. E esses desajustes acabam afetando a vida dos moradores, com consequências para os relacionamentos, o bem-estar e o campo profissional.
O que fazer? Basta utilizar as correções do Feng Shui para situações muito comuns em residências ocidentais, como corredores longos ou ambientes pouco iluminados. “Todo mundo conhece alguma casa que parece trazer boa ou má sorte para as pessoas que vivem lá. Contudo, o Feng Shui vai além de uma simples atmosfera boa ou ruim. Ele trata da energia de um lugar”, explica a consultora Selena Summers no livro de sua autoria, Feng Shui na prática (Universo dos Livros). As soluções apresentadas nesta matéria foram adaptadas dessa obra.
1 – Poste de eletricidade
– Em frente à porta de entrada da casa, há um grande poste de eletricidade. Como resolver?
Postes de eletricidade podem dispersar as energias positivas. Por isso, a solução é colocar um espelho redondo ou octogonal sobre o batente da porta de entrada, do lado de fora. Esse objeto irá “desviar” as interferências do poste no fluxo energético da residência.
2 – Corredor longo
– Na casa, há um longo corredor que leva aos quartos. Isso pode indicar um mau Feng Shui?
Sim. Corredores longos atrapalham o trânsito benéfico das vibrações. A solução é pendurar um sino dos ventos no teto, considerando o ponto central do corredor. Plantas e espelhos nas paredes também ajudam. Mas tome cuidado para não instalar um espelho em frente ao outro.
3 – Cozinha escura
– Por conta de uma falha no projeto, a cozinha da casa é escura. Isso é um problema?
Sim. Segundo os adeptos do Feng Shui, uma cozinha escura é prejudicial para a harmonia familiar, além de acentuar o sentimento de tristeza de quem passa por esse ambiente. O ideal é reforçar a claridade. Assim, instalar uma estrutura de gesso com LED para garantir iluminação indireta vai resolver o problema.
4 – Visão do banheiro
– Quando se entra no banheiro, a primeira coisa que se vê é o vaso sanitário. Tem solução?
O ideal é que o vaso sanitário não esteja no campo da visão de quem abre a porta, e sim que seja oculto pelo box ou pela pia. Do contrário, os moradores podem sofrer desequilíbrio nas finanças. O ideal é pendurar um cristal de quartzo brilhante no teto, junto à porta do banheiro, do lado de fora. Ou instalar plantas nesse local.
5 – Móveis pesados
– Na sala de estar, os móveis são robustos e a mesa de centro tem formato quadrado. Isso interfere?
Interfere, sim. Na sala de estar, móveis mais leves e mesa de centro circular atraem um Feng Shui bem melhor. Móveis grandes, pesados e com formas angulares podem prejudicar o bem-estar dos moradores, sobretudo se a sala for pequena, reforçando a ideia de desproporção. Quem estiver nesse local pode se sentir oprimido ou cansado. Portanto, se possível, tente trocar a mobília. Dica: coloque uma poltrona pesada no home office ou escritório, já que a solidez dessa peça favorece os assuntos profissionais.
6 – Parede vazia
– A sala de jantar tem uma parede “pelada”. O que fazer?
O ideal é instalar um espelho retangular na parede próxima à mesa da sala de jantar, de modo que seja possível refletir os alimentos servidos nas refeições. Essa estratégia chama mais fartura para os moradores. Porém, é preciso prestar atenção para que esse espelho não reflita a porta de um banheiro. Caso isso aconteça, as economias vão minguar.
7 – Quarto em desuso
– Na casa, há um quarto em desuso. Era um dormitório de um dos filhos, mas ele se casou e mudou. Isso configura um mau Feng Shui?
Sim. Quartos em desuso concentram energias estagnadas e, por isso mesmo, negativas. Assim, é importante dar uma nova função para o ambiente em desuso. Transforme o local numa salinha de leitura, de jogos ou de lazer para as crianças da família. O importante é remodelar o espaço o quanto antes, de modo que as vibrações positivas possam circular livremente.