De acordo com o Feng Shui, reposicionar móveis e incluir acessórios na decoração da sua casa pode trazer mais prosperidade e motivação aos moradores
O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que trabalha a harmonização e o equilíbrio dos ambientes. Segundo o livro “Consultoria de Feng Shui, aprenda e faça” (Madras), da arquiteta e consultora de Feng Shui Helen Spalter, há energias “invisíveis” nos ambientes que causam mal-estar ou bem-estar nas pessoas que os frequentam. A boa notícia é que essas vibrações podem ser manipuladas por meio das instruções do Feng Shui.
A técnica milenar trabalha a energia chi. Os adeptos do Feng Shui acreditam que o chi é a energia vital que emana de todas as coisas do universo. Essa energia se movimenta no espaço por meio de duas forças: o vento (feng) e a água (shui). Por isso, é importante reposicionar os objetos de forma adequada em casa. Desse modo, os fluxos energéticos não ficam estagnados nos ambientes.
Residências, escolas e empresas podem se beneficiar das lições do Feng Shui. Quando os espaços ganham os ajustes dessa técnica, a vida de todos ao redor recebe prosperidade em diversas áreas, como saúde, criatividade, finanças, relacionamentos familiares, afetivos e de amizade. Veja algumas dicas de como decorar a sua casa de acordo com essa filosofia.
Porta de entrada
O espaço junto à porta de entrada principal deve estar sempre limpo, iluminado e gracioso para que a energia chi adentre o ambiente. A porta precisa ser proporcional ao tamanho da residência para a harmonização funcionar. Como as plantas ativam o chi, elas são sempre bem-vindas nesse local.
Plantas
Colocá-las nos ambientes sociais da residência (salas, copa, varanda) ajuda a purificar o ar e a atrair vibrações positivas. O lírio-da-paz é bastante recomendado, uma vez que chama a sorte e promove a harmonia.
Janelas
Aconselha-se que um cômodo tenha no máximo três janelas para cada porta. Se não for possível, basta instalar um sino dos ventos atrás da porta. Janelas que se abrem totalmente, como as basculantes, são as melhores, já que favorecem a circulação do chi.
Cozinha
Esse cômodo é responsável pelas energias que geram prosperidade e riqueza. Por isso, o ideal é que não fique na frente da residência, pois essa posição é considerada pouco auspiciosa pelo Feng Shui.
Quarto
A instalação da cama é muito importante, uma vez que passamos um terço da vida dormindo. Para uma boa harmonização, a cama deve ficar na diagonal do espaço e, o quanto for possível, longe da porta. Para evitar a perda de energias, os adeptos do Feng Shui não recomendam dormir com os pés em direção à porta.
Banheiro
Como é um cômodo destinado a eliminar dejetos, merece atenção especial. Desse modo, não deve ficar em frente a um quarto para não drenar as energias de quem o habita. Para corrigir esse problema, coloque um espelho na superfície externa da porta do banheiro. E mais: para evitar o escoamento excessivo das energias, o vaso sanitário deve ficar sempre com a tampa abaixada. Do mesmo modo, quando em desuso, vede o ralo.