Bom suspense: 5 motivos para se entregar a um livro thriller

Gênero literário oferece uma experiência imersiva, que mistura medo, curiosidade e reflexão

O suspense está no ar… e, também, nas estantes. Obras como “Um jardim onde morrem as flores e nascem segredos, de Stefany Borba, são exemplos desse gênero que costuma atrair leitores de todas as idades. 

Ao unir drama familiar, segredos perturbadores e a tensão de um serial killer que volta a assombrar uma cidade, o livro revela uma atmosfera sombria e irresistível. A cada página, é impossível não querer desvendar o que está escondido sob a superfície.

“Uma boa história de suspense precisa de personagens instigantes, pistas que são entregues aos poucos ao longo dos capítulos e reviravoltas, os famosos plot twists, que fazem o leitor, que achava que já tinha desvendado tudo, cair da cadeira”, destaca a autora.

Ampla pesquisa!

Stefany revela que o maior desafio ao escrever o livro foi criar cada personagem com uma personalidade única, para estruturar esse drama familiar a partir de diferentes pontos de vista. Isso exigiu muita pesquisa e conversas com pessoas de diferentes gerações, para entender como pensam e o que, no mundo, molda suas crenças.

Para compor o assassino da trama, a autora buscou se aprofundar sobre seu modus operandi. “O serial killer sempre foi uma figura que me despertou curiosidade, ora retratada como um monstro, ora como um criminoso extremamente inteligente”, aponta. 

No caso do assassino das bonecas, Stefany fez um recorte de um assunto relevante: “por que a maioria das vítimas é mulher?”. A autora pesquisou sobre índices de feminicídio e serial killers que matam mulheres, para entender não só a motivação por trás da crueldade, mas o que, dentro de uma sociedade muitas vezes misógina, contribui para isso.

A quem não tem o costume de ler thrillers, mas “morre” de curiosidade, ela dá uma dica: enxergue esses livros como uma grande fofoca literária! Uma vez que você começa, é impossível parar até descobrir o desfecho da história. A recomendação é iniciar pelos young adults, pois geralmente são os mais leves.

Mais do que entreter, thrillers oferecem uma experiência imersiva, que mistura medo, curiosidade e reflexão. Eles mostram como a literatura pode ser um espelho dos dilemas humanos, ao mesmo tempo em que oferecem adrenalina e emoção. Mas afinal, por que você deveria se render a esse gênero fascinante?

1. A adrenalina da incerteza

Thrillers transformam cada página em um território imprevisível. Nem sempre sabemos quem está mentindo, quem será a próxima vítima ou qual revelação pode mudar tudo.

2. Reflexo da vida real

Por trás dos mistérios, muitos thrillers abordam temas sociais e familiares, revelando como o medo, o silêncio e os segredos moldam relações humanas.

3. Conexão emocional intensa

Ao acompanhar personagens em perigo, o leitor se coloca em seus lugares, sente suas angústias e vibra por suas vitórias. A leitura deixa de ser passiva para se tornar vivida.

4. Entretenimento inteligente

Mais do que sustos, thrillers oferecem enigmas, pistas e reviravoltas que desafiam a lógica e estimulam o raciocínio, fazendo o leitor se sentir parte da investigação.

5. Uma fuga irresistível

Ao mesmo tempo em que tensionam, thrillers permitem escapar do cotidiano, transportando o leitor para um universo de perigo controlado — onde o medo é seguro e a catarse, garantida.