Como a acupuntura trata os sintomas relacionados ao estresse

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 4º país mais estressado do mundo, e os impactos vão muito além do emocional

O Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, de acordo com o relatório global “World Mental Health Day 2024”, trânsito, excesso de trabalho, prazos curtos e preocupações constantes fazem com que as pessoas vivam em estado de alerta. Estado esse que desestabiliza o funcionamento global do organismo com  impactos que vão muito além do da irritabilidade, angústia ou tristeza: fadiga, dores musculares, descontrole alimentar, com perda de apetite ou compulsão alimentar, além de doenças como hipertensão, diabetes, gastrites, síndrome do intestino irritável, etc.

Quando é o momento de buscar tratamento para o estresse?

Muita gente que vivencia sintomas relacionados ao estresse já se perguntou: será que o que sinto é normal ou está passando do limite? Afinal, sentir-se irritado ou angustiado ou mesmo triste em determinadas situações é natural. O problema surge quando essa sensação se torna frequente, intensa e começa a prejudicar a vida cotidiana. A pessoa até consegue cumprir suas tarefas, mas as faz com dificuldade e desgaste emocional, condição que configura  um sinal de alerta.

Sinais de alerta de que é hora de procurar ajuda

  • Preocupação excessiva;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia ou sono excessivo;
  • Episódios transtornos alimentares;
  • Dificuldade de se relacionar;
  • Falta de perspectiva;
  • Presença de sintomas, como palpitações, falta de ar, tensão muscular ou dores de cabeça frequentes.

Diante desse cenário, tem crescido a procura por terapias não farmacológicas  que ajudem a aliviar a tensão diária. Dentre elas, a acupuntura vem ganhando cada vez mais destaque.

A técnica faz parte da medicina tradicional chinesa e consiste na aplicação de instrumentos em forma de agulhas em pontos determinados do corpo, assim promovendo a liberação de substâncias como endorfina e serotonina e reduzindo a liberação de adrenalina e cortisol, com isso promovendo uma  sensação de bem-estar. 

“O estresse afeta a fisiologia do organismo por tornar hiperativo o Sistema Simpático, que prepara o organismo para a luta e fuga, abrindo portas para diversas doenças. A acupuntura ajuda a restabelecer o equilíbrio entre os Sistemas Simpático e Parassimpático, reduzindo os sintomas de estresse”, explica Luiz Sampaio médico psiquiatra, acupunturista e Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Benefícios da acunpuntura que vão além do relaxamento

Entre os principais ganhos relatados por pacientes estão:

  • Melhora da qualidade do sono; 
  • Redução da ansiedade e da irritabilidade;
  • Diminuição de dores de cabeça e tensão muscular;
  • Mais disposição e clareza mental no dia a dia.

A acupuntura deve ser utilizada como parte do um plano terapêutico, sempre consequente ao diagnóstico médico.