Clareamento dental caseiro sem supervisão pode trazer riscos

O procedimento começa no consultório, mas também pode fazer em casa com segurança

Vídeos sobre clareamento dental caseiro, com receitas e dicas que prometem dentes brancos em poucos dias, têm se multiplicado no TikTok e no Instagram. Mas o que parece ser uma simples experiência na rede social pode, na verdade, causar problemas quando realizado sem acompanhamento profissional e sem a correta orientação das instruções, como desgaste do esmalte, inflamação dolorosa da polpa dentária e outros danos à saúde bucal. Clarear os dentes, assim como qualquer tratamento odontológico, exige avaliação do profissional que irá indicar a técnica mais adequada e orientar sobre os cuidados antes, durante e depois do procedimento.

A importância de um acompanhamento profissional durante o clareamento dental

O clareamento dental é no consultório ou em casa, mas o ponto central é garantir acompanhamento profissional. E, claro, o uso de um produto seguro e adequado. Hoje existem técnicas eficazes, como o clareamento caseiro supervisionado, que utiliza moldeiras personalizadas e gel clareador como por exemplo o Whiteness Perfect, da FGM Dental Group. “Sua eficácia no tratamento clareador é notável, proporcionando resultados consistentes. A confiança que mantenho nesse produto reflete a qualidade e excelência que ele proporciona”, afirma o Prof. Dr. Shizuma Shibata.

Referência no procedimento

“Na FGM, temos o compromisso de oferecer tecnologia de ponta aliada ao cuidado com a saúde bucal. O Whiteness Perfect, eleito por seis anos consecutivos o melhor clareador dental caseiro dos Estados Unidos pela Dental Advisor, é um exemplo de como é possível unir eficácia clínica a praticidade”, explica Bianca Mittelstädt, CEO da FGM Dental Group, que está presente em mais de 100 países e lidera o mercado de clareamento dental no Brasil e em mais de 15 países.

Para um clareamento dental seguro e eficaz, é fundamental unir um bom produto à indicação correta e à adaptação do tratamento para cada paciente. O procedimento pode ser realizado a partir dos 12 anos, sempre com supervisão profissional. “Para proporcionar aos meus pacientes um clareamento efetivo e com baixa sensibilidade utilizo a linha de clareadores Whiteness Perfect que além de seguro tem ação comprovada por estudos científicos”, explica a Profª. Dra. Alana Pereira Blanc.

Clareamento dental caseiro? Nem tanto

Embora seja chamado de “caseiro”, esse tipo de clareamento começa no consultório, com avaliação, moldagem e prescrição feitas pelo dentista. Seguir corretamente o tempo e a forma de uso indicados, além de manter consultas a cada seis meses, ajuda a prolongar o resultado. Entre as opções disponíveis, a técnica caseira é uma das mais utilizadas, unindo custo acessível e a comodidade de realizar o tratamento em casa. Para garantir eficácia e segurança, é essencial seguir todas as orientações do cirurgião-dentista durante o processo.