Dietas restritivas: riscos do emagrecimento rápido antes do verão

Especialista em emagrecimento revela que perder peso rápido para o verão pode trazer mais prejuízos do que benefícios

Com a chegada das festas de fim de ano, do verão e a proximidade do Carnaval, cresce a busca por emagrecimento rápido, muitas vezes com dietas restritivas que eliminam grupos alimentares inteiros. Apesar da prática ser muito comum, Adalho Fregona, especialista em emagrecimento, alerta que adotar essa restrição alimentar extrema pode causar sérios danos à saúde, além de não oferecer resultados duradouros.

Os riscos das dietas restritivas para o corpo

“Essas ‘dietas malucas’ podem trazer uma série de problemas à saúde, perda de força muscular, como desidratação, queda de cabelo, dificuldades para dormir e, em casos mais graves, alterações hormonais e metabólicas. O corpo, ao ser submetido a uma privação tão severa, entra em um estado de alerta, conhecido como ‘modo de sobrevivência’. Nesse estado, ele prioriza funções vitais e acaba comprometendo outras atividades essenciais”, explica.

O temido efeito sanfona

Outro problema apontado pelo especialista é o “efeito sanfona”. Segundo ele, a rápida perda de peso resultante de dietas extremas geralmente não corresponde à eliminação de gordura, mas sim de líquidos e massa muscular. “Com o tempo, o corpo recupera o peso perdido e, muitas vezes, até ganha mais gordura do que antes, tornando o processo ainda mais frustrante e prejudicial para quem busca uma solução saudável e efetiva para emagrecer”, detalha.

Como emagrecer com saúde antes do verão

Para o médico, a melhor forma de aproveitar as festas sem prejudicar a saúde é buscar o equilíbrio e fazer escolhas conscientes. “Esse é um período de celebração e alegria, e não precisam ser sinônimo de exageros ou arrependimentos. A chave para aproveitar essa época sem comprometer a saúde está no equilíbrio. Saber fazer escolhas conscientes é essencial para manter o bem-estar durante as comemorações. Cuidar do corpo e da mente é um ato muito importante que pode ser praticado em qualquer momento, inclusive durante as festas”, finaliza.