Treina sozinho? Confira aqui a importância do Personal Trainer

Um dos maiores desafios no treino de musculação é saber se o exercício está sendo realizado corretamente. É nesse momento que muitas pessoas recorrem à internet ou até amigos próximos para tirar as dúvidas, que muitas vezes não podem ser respondidas corretamente por esses meios. Por isso, a melhor forma de acertar a execução ou até mesmo ter motivação para manter a constância nos treinos é contar com um profissional preparado para isso. 

Os profissionais de Educação Física, além de montar um planejamento personalizado e entender seus objetivos, também podem transformar a sua rotina de treinos em algo muito mais eficaz, e até prazeroso. Samantha Clayton, vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife, nos detalhou os principais benefícios em treinar acompanhado de um treinador. 

Ter um treino personalizado

O personal trainer cria um programa de treinamento personalizado, de acordo com as metas individuais, nível de condicionamento físico e necessidades específicas de cada pessoa. Ele também avalia as preferências do aluno e isso gera maior adesão ao exercício. “Algumas pessoas preferem treinos com mais peso e usando máquinas, enquanto outras gostam de treinar com o peso do próprio corpo, por exemplo”, exemplifica Samantha.

Manter a motivação

O acompanhamento de um profissional faz com que a pessoa fique comprometida em treinar. “Além de faltarem menos aos treinos, as pessoas ficam mais focadas em seus objetivos. Caso não gostem de executar algum tipo de exercício, o personal trainer irá sugerir outro para substituí-lo e mantê-lo motivado.”

Além disso, o profissional de Educação Física ajuda a garantir que os exercícios sejam realizados com a técnica correta, reduzindo o risco de lesões e maximizando os resultados.

Por falar em resultados…

Além da motivação proporcionada pelo profissional, o aluno aprende dicas valiosas que o ajudam a alcançar o resultado desejado. Por exemplo, que deve realizar os movimentos com maior amplitude para ativar mais fibras musculares de forma mais eficaz e concentrada. Também compreende que simplesmente aumentar o peso nos equipamentos não é a maneira mais segura de obter melhores resultados. Mas sim o fato de executar as repetições até chegar próximo à exaustão, mesmo com uma carga moderada.

Não fica estagnado

Com um profissional de educação física, dificilmente será possível se manter num efeito platô, já que a proposta é sempre desafiar o aluno com novas variações de exercícios, métodos de treino, cargas, repetições e intensidades.

Diferenciais importantes 

Isso não quer dizer que você não possa treinar sozinho, até porque, a maioria das academias hoje conta com um instrutor que está sempre ali para te auxiliar, corrigir e incentivar seu processo individual. Mas não dá pra negar que o acompanhamento de um personal trainer particular proporciona algumas vantagens diferenciais, como: 

  • Supervisão e feedback constante: garantindo que os exercícios sejam realizados de forma eficaz e segura para maximizar os resultados;
  • Maior responsabilidade: a prestação de contas a um personal trainer aumenta a probabilidade de aderência ao programa de treinamento e alcançar os objetivos estabelecidos;
  • Programa de treinamento personalizado: a personalização do treinamento de acordo com as necessidades individuais de cada um leva a resultados mais eficazes e específicos.

Torna a prática muito mais segura 

Além dos benefícios da rotina, Samantha ressalta que o personal trainer ajuda a evitar que o praticante se machuque durante o treinamento. “O profissional qualificado está capacitado a ensinar a técnica correta de exercícios, reduzindo o risco de lesões decorrentes de movimentos inadequados. Ele usa seus conhecimentos para adaptar e ajustar o treino de acordo com qualquer lesão pré-existente ou limitações físicas que a pessoa tenha, garantindo um treino seguro e eficaz”, pontua a ex-atleta.

Planejamento e acompanhamento on-line funciona? 

Assim como quase tudo no mundo, o trabalho dos treinadores também segue a tendência de se transferir para o ambiente virtual. Cresceu, nos últimos anos, o número de profissionais que oferecem o serviço de planejamento e acompanhamento on-line dos alunos, mas será que isso é realmente eficaz?

Para Samantha Clayton, apesar da praticidade oferecida por essa modalidade de trabalho, a supervisão de um personal trainer durante o treinamento de musculação oferece vantagens significativas em comparação a um programa de treino e acompanhamento à distância. “Uma delas é o feedback imediato. Um personal trainer está presente para corrigir erros de técnica no momento em que acontecem. Isso não apenas ajuda a evitar lesões, mas também garante a realização dos exercícios de maneira a maximizar os resultados”, explica.

“Enquanto um programa on-line pode ser genérico e não adaptável, um personal trainer observa a resposta do indivíduo aos exercícios e faz ajustes na hora, otimizando o treino de acordo com as necessidades específicas do aluno.”

Nada como o contato frente a frente  

Segundo Samantha, a motivação e a responsabilidade são outros aspectos bastante importantes. “A presença física de um personal trainer cria um ambiente de suporte emocional, ajudando a manter o indivíduo motivado. Essa interação face a face pode ser valiosa para pessoas que têm dificuldade em se manterem motivadas”, destaca.  “A interação direta com um personal trainer pode oferecer insights e educação sobre saúde e fitness que vão além do treinamento físico. Eles podem fornecer orientações que contribuam para o aluno buscar uma melhor nutrição, recuperação e técnicas para gerenciamento de estresse”, finaliza a profissional.