
Nutricionista da Puravida ensina como retomar a rotina com disposição e foco, sem depender de café
Retomar o ritmo depois de férias, feriados prolongados ou, até mesmo, após um período mais lento pode ser um verdadeiro desafio. E, com isso, muitos acabam recorrendo ao café como solução rápida. Porém, o excesso da bebida pode gerar efeitos colaterais como ansiedade, insônia e até mais cansaço ao longo do dia.
“Embora o café seja uma bebida natural e rica em antioxidantes, o consumo em excesso pode gerar efeitos adversos como irritabilidade, dores de cabeça, insônia e até piora da fadiga por “rebote” de energia. O ideal é manter o consumo moderado, de até 400mg de cafeína por dia. O equivalente a cerca de 3 a 4 xícaras de café”, alerta a nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, Carla Fiorillo.
Para ajudar nesse processo de transição de forma mais equilibrada e saudável, a especialista listou três hábitos simples e eficazes que promovem energia real e sustentada, sem precisar exagerar na xícara de café.
1. Aposte em alimentos que oferecem mais energia por mais tempo
“Começar o dia com um café da manhã balanceado faz toda a diferença. Inclua boas fontes de proteína, como ovos, iogurte natural ou até mesmo suplementos proteicos, como whey protein, carboidratos integrais e gorduras boas, como pasta de castanha ou abacate. Esses alimentos evitam os picos de glicose e mantêm a energia estável por horas”, explica Carla.
2. Hidrate-se antes de estimular
Muitas vezes, a sensação de cansaço é, na verdade, desidratação. “O corpo precisa de água para funcionar bem, inclusive o cérebro. Antes de tomar a primeira dose de cafeína, beba um copo grande de água ou uma água com limão. É um hábito simples que melhora o estado de alerta naturalmente”, orienta a nutricionista.
3. Movimente-se logo pela manhã
A prática de exercício leve, como uma caminhada ao ar livre ou alguns minutos de alongamento, ativa a circulação, melhora o humor e desperta o corpo de forma natural. “O movimento libera endorfinas e aumenta a produção de energia de forma muito mais sustentável do que o café”, afirma a especialista.
“Além de manter hábitos que favoreçam a energia natural do corpo, a suplementação pode ser uma estratégia eficiente para sustentar disposição e foco ao longo do dia. Produtos que combinam cafeína natural a antioxidantes e nutrientes essenciais ajudam a estimular o estado de alerta de forma mais equilibrada e duradoura. Já opções práticas de proteínas de alta qualidade, em bebidas prontas ou preparações leves, fornecem aminoácidos que contribuem para a saciedade e o bom funcionamento muscular. Elas são ideais para refeições rápidas sem perda de valor nutricional, especialmente em dias de agenda cheia”, finaliza Carla.