Mitos e verdades sobre óculos de grau

Especialista esclarece dúvidas comuns sobre o uso de óculos e dá dicas para cuidar da visão

Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo enfrentam algum grau de problema visual e a maioria dos casos poderia ser evitada ou tratada, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas têm dificuldades para enxergar, conforme o último Censo Demográfico do IBGE.

Um dos principais mitos sobre óculos de grau

O oftalmologista Igor Leonardo, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), esclarece as principais dúvidas e desmistifica mitos comuns sobre o uso de óculos de grau, ajudando a orientar sobre os cuidados essenciais com a saúde ocular.

“Um dos equívocos mais comuns é acreditar que usar óculos enfraquece a visão. Na verdade, os óculos não viciam nem prejudicam os olhos. Eles apenas corrigem o foco da imagem, permitindo que você enxergue melhor”, explica o especialista.

Outra dúvida frequente é sobre a necessidade permanente do uso dos óculos. “Isso depende do tipo de alteração visual. Algumas condições são permanentes, enquanto outras podem estabilizar ao longo do tempo”, complementa Dr. Igor.

Alguns riscos

O oftalmologista também alerta para os riscos de usar óculos com grau diferente do seu. “Muita gente pensa que pode usar o óculos de outra pessoa, mas isso é um erro. O grau errado pode causar dor de cabeça, tontura e cansaço visual.”

Além disso, ele comenta sobre a crença de que os óculos diminuem o grau com o tempo. “Eles não alteram seu grau, apenas corrigem a visão enquanto você os utiliza.”

Igor esclarece ainda que os óculos não evitam o envelhecimento natural da visão, chamado presbiopia. “Mas as lentes podem proteger contra raios UV e luz azul, o que traz benefícios extras para os olhos.”

Dicas para cuidar da saúde dos seus olhos

Para manter a saúde ocular em dia, o especialista recomenda alguns cuidados simples:

  • Consulte um oftalmologista regularmente, mesmo que não perceba mudanças na visão;
  • Mantenha a receita dos seus óculos sempre atualizada;
  • Evite usar lentes com grau diferente do seu, mesmo que temporariamente;
  • Use óculos com proteção contra raios UV para proteger os olhos do sol;
  • Faça pausas regulares ao usar telas para reduzir o cansaço visual;
  • Adote uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, como as vitaminas A e C.

“Sua visão merece atenção constante. Com esses cuidados simples é possível preservar a saúde dos olhos por muitos anos”, conclui Igor.