Você sabia que a pressão alta pode prejudicar seus rins?

Especialistas alertam para os riscos da hipertensão arterial descontrolada e sua relação direta com doenças renais

Quando se fala em pressão alta, logo pensamos em doenças cardíacas. No entanto, dados do último Censo Brasileiro de Diálise mostram que a hipertensão arterial é também a principal causa da Doença Renal Crônica (DRC) em pacientes em diálise no Brasil, sendo responsável por aproximadamente 32,5% dos casos em 2018, e 70 a 80% dos pacientes que dialisam regularmente apresentam hipertensão.

A hipertensão representa uma ameaça silenciosa aos rins, e quando negligenciada pode levar a perda da função renal. “Todo mundo já ouviu falar que pressão alta faz mal para o coração, o que pouca gente sabe é que ela pode ser igualmente perigosa para os rins. A pressão arterial elevada pode tanto causar problemas renais quanto ser consequência deles, formando um ciclo vicioso perigoso”, alerta Bruno Biluca, da Fenix Nefrologia.

Os perigos da pressão alta

Popularmente chamada de ‘pressão alta’, a hipertensão arterial ocorre quando o sangue exerce uma pressão continuamente elevada sobre as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão ideal para uma pessoa adulta é de 12 por 8, então valores iguais ou maiores que 14 por 9 podem caracterizar hipertensão. Essa condição, se não controlada, pode machucar os vasos que levam sangue até os rins, dificultando a filtragem adequada. O resultado pode ser uma insuficiência renal crônica, doença que exige Terapia Renal Substitutiva.

O alerta também vale para o caminho inverso: rins comprometidos podem provocar hipertensão. Isso ocorre porque esses órgãos regulam substâncias essenciais como água e sódio, diretamente relacionadas ao equilíbrio da pressão arterial.

Como se prevenir:

  • Procure seu médico para avaliação da sua pressão arterial e realização de exames complementares;
  • Caso seja hipertenso, mantenha a pressão arterial controlada com acompanhamento médico e as medicações prescritas;
  • Procure um Nefrologista caso apresente alterações nos exames de urina e/ou sangue, ou histórico de doença renal na família;
  • Reduza o consumo de sal e alimentos ultraprocessados;
  • Beba água regularmente para ajudar no bom funcionamento dos rins;
  • Pratique atividade física e mantenha o peso adequado;
  • Pare de fumar.

Bruno ainda alerta que a associação entre Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus é ainda mais prejudicial à saúde renal.