Cores do feng shui: 7 dicas para fazer as melhores escolhas No quarto do casal, a combinação pontual de vermelho e preto ativa o sentimento romântico e o magnestimo dos parceiros (Foto: FreePik)

O feng shui ajuda você a selecionar as cores ideais para os ambientes, de acordo com as suas intenções

Você sabia que as cores são elementos muito importantes para o feng shui? De acordo com essa filosofia milenar, que propõe a harmonização dos ambientes, usar uma tonalidade em detrimento de outra na decoração pode modificar o trânsito das energias na sua residência e influenciar o astral dos moradores. Os adeptos do feng shui chamam essas energias de “chi”.

“A cor pode ter um profundo impacto sobre os estados de ânimo e o fluxo energético. Certas cores podem intensificar o ´chi´ [energia pessoal] do indivíduo, enquanto outras deprimem e limitam sua energia”, ensina a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era).

Ela aconselha que as pessoas escolham os tons que usarão em casa a partir de preferências pessoais. A consultora ensina que esse primeiro filtro ativa sentimentos e vibrações que cada cor inspira, favorecendo a definição da paleta de cada ambiente. “Quando encontrar uma tonalidade que combine com os objetivos que nortearam as escolhas cromáticas feitas por você, saberá que encontrou o que procurava”, garante a especialista. Acompanhe sete dicas para facilitar esse processo:

1 – Evite o branco total

Cuidado com o uso de branco, off-white ou marfim na casa toda. O ´chi´ não consegue absorver inteiramente essas tonalidades, o que pode provocar desequilíbrios na saúde e no bem-estar dos moradores. Prefira o branco ou cores similares somente em portas, tetos e rodapés.

 2 – Alterne as tonalidades

Você ama azul-royal e deseja pintar todos os cômodos da sua morada com essa tonalidade? É melhor rever essa decisão! Prefira alternar as cores, de modo a variar as vibrações de cada espaço. Isso vai permitir que o ´chi´ reconheça cada estímulo cromático e atue de acordo com as intenções que você traçou ao planejar a decoração.

3 – Cores alegres

Segundo o feng shui, cores alegres, como vermelho, amarelo e turquesa, estimulam as energias. Assim, elas combinam mais com os espaços sociais da residência, uma vez que acendem os sentidos e convidam à ação. Enfeites ou detalhes pintados de vermelho na sala de estar ou de amarelo na sala de jantar podem funcionar! Já no quarto, tendem a atrapalhar o repouso – a menos que você opte pelo vermelho para despertar o romantismo.

4 – Tons relaxantes

Tonalidades clarinhas de verde e rosa, como menta e rosa-chiclete, têm o poder de suavizar as energias. São, portanto, perfeitas para os dormitórios da sua casa. Coral e tons pastel também são indicados, porque desaceleram o fluxo energético, conduzindo ao relaxamento e trazendo aconchego.

5 – Canto da espiritualidade

Se você tiver um cantinho na sua residência destinado à religiosidade, como um altar, que tal marcá-lo com uma cor que expande a espiritualidade? Você pode utilizar roxo, violeta ou branco. Essas cores aguçam sua percepção em relação ao mundo sutil, beneficiando as vivências espirituais.

6 – Estímulos criativos

O que acha de laranja ou tons vibrantes de azul para o quarto das crianças? Essas tonalidades têm o poder de potencializar a criatividade, uma característica bem-vinda no ambiente destinado a brincadeiras e descobertas.

7 – Recomendação ao casal

No quarto do casal, o feng shui sugere vermelho, pink, laranja, rosa (aceso) ou tons intensos de verde. Essas cores são consideradas românticas e, por isso mesmo, atraem energias alinhadas com o amor, a cumplicidade, a sedução e a sensualidade. Atenção: elas não precisam ocupar todas as superfícies, e sim pontuar a decoração: em uma só parede, em um painel de tamanho expressivo, na roupa de cama ou em acessórios. Além de maximizar o sentimento amoroso, combinar vermelho e preto no quarto do casal turbina o magnetismo dos parceiros, uma vez que o preto é um tom associado ao poder.