Arrume sua casa com propósito no Natal: dessa forma, é possível atrair perdão, gratidão ou renovação para 2026 (Foto: Free Pik)
Sabia que é possível ativar o perdão, a gratidão ou o desejo de renovação no período natalino? Consultora ensina o passo a passo
Para o feng shui, o Natal pode carregar um conjunto de três vibrações: cura emocional, abertura do coração e renovação da fé. ”Por isso, quando você harmoniza sua casa com intenção, os ambientes se tornam verdadeiros portais energéticos para apoiar esses sentimentos, que são o perdão, a gratidão e o anseio de renovação”, explica a consultora e professora de feng shui, Anali Merendino.
De acordo com essa filosofia chinesa, que defende a harmonização dos ambientes, a arrumação da casa no período natalino deve ser feita com propósito. Ou seja, é preciso acreditar que as energias vitais que circulam em todo o universo, inclusive nas residências, podem atrair movimentos de perdão, gratidão e/ou renovação. Os chineses chamam essas energias de “chi”. A consultora Anali Merendino mostra o que fazer para chamar essas vibrações e, dessa forma, experimentar um 2026 mais leve e próspero.
1 – Como ativar o perdão
Se sua intenção é atrair as vibrações do perdão, é preciso curar o espaço onde o coração dos moradores repousa. Como? Suavizando as energias vitais, isto é, o “chi”. E isso começa com a organização da entrada da casa, ou seja, a área próxima à porta principal e o hall. Sugestões:
– examine o espaço junto à porta principal e remova tudo o que bloqueia a entrada: sapatos, objetos empilhados, itens à espera de descarte, cabideiros sobrecarregados, móveis ou acessórios que limitam ou atravancam a passagem. Isso será mais convidativo para o “chi” adentrar e percorrer os ambientes da sua morada;
– decore a porta de entrada e o hall com tonalidades tranquilas, como menta, rosa-claro ou branco leitoso. “Essas cores ativam energias nutritivas, amorosas e pacíficas, e também acalmam memórias emocionais”, ensina Anali Merendino;
– junto à porta de entrada ou hall, posicione objetos em pares ou que evocam a união para representar a ideia de reconciliação. Escolha entre dois cristais, duas velas, dois sininhos, uma pequena escultura que represente um abraço, etc. Esses objetos criam um campo energético de unidade e reconexão.
2 – Para atrair a gratidão
Caso você queira celebrar as bênçãos recebidas em 2025 e fazer da sua casa um repositório de novas graças no próximo ano, além de reafirmar sua própria força interior, chame as vibrações da gratidão. Para isso, é essencial iluminar a alma da casa. “A gratidão vibra no elemento fogo, isto é, luz, brilho e calor humano”, pontua a consultora. Veja o que fazer:
– capriche nas luzes amarelas, douradas ou da cor âmbar. Essas luzes acionam um astral de acolhimento, que reforça a gratidão e destrava caminhos para a chegada de mais surpresas positivas em 2026;
– escolha um canto da sua casa para criar um altar da gratidão. Nesse altar, inclua uma vela, um cristal (prefira quartzo rosa, citrino ou ametista) e uma frase ou palavra que ratifique as dádivas recebidas, como “gratidão”, “amor” ou “fé”. Coloque ainda sobre o altar um caderno para que os moradores possam externar gratidão: “Hoje sou grato por…”;
– use óleos essenciais ou acenda incensos de aromas envolventes. Para fazer a melhor seleção, anote as propriedades destas essências: canela faz a prosperidade vibrar; laranja atrai alegria; cedro confere proteção emocional;
3 – Aumente as chances de renovação
Seu objetivo é modificar sua rotina no novo ano? Mudar ambientes ou pessoas no seu entorno? Permitir o trânsito de objetivos e sentimentos novos? Então, você precisa disparar as vibrações da renovação. Nesse caso, é preciso movimentar as peças do jogo para obter cenários diferentes:
– mude, ao menos, um móvel de lugar. Pode ser um aparador, uma planta, um quadro, uma cadeira ou uma mesa de apoio. “Sem ação, não há transformação. Mexer um único elemento significa declarar ao universo: ´Estou pronto para o novo’”, destaca a consultora Anali Merendino.
– adicione um item novo à decoração de Natal: um laço, uma estrela, uma foto ou um cristal na própria árvore natalina. Itens novos chamam uma atmosfera também nova, recriada, transformada.
– turbine, em sua casa, o elemento madeira, que simboliza recomeço e expansão. Para isso, opte por plantas naturais, enfeites verdes ou laços de tom turquesa (essa cor é do automerecimento!), bem como acessórios de madeira crua ou de formato cilíndrico.
Cuidado ao posicionar a árvore
Importante: na hora de montar a árvore de Natal, verifique se ela não está atrapalhando a circulação de moradores e convidados. O “chi” precisa fluir sem obstáculos, por isso, uma árvore que obrigue uma pessoa a desviar dela configura um mau feng shui. Assim, procure posicionar sua árvore num canto, de modo a liberar o espaço para passagem e interação social.