Feng shui: 4 erros que podem travar o fluxo das energias em casa Plantas, texturas e cores alegres, que geram bem-estar, funcionam na porta de entrada da casa: invista (Foto: FreePik)

Características pontuais na decoração atrapalham o trânsito energético; saiba como corrigir distorções

Para os adeptos do feng shui, as energias que circulam em casa não devem encontrar obstáculos. Do contrário, o bem-estar, as finanças, o trabalho e a vida sentimental dos moradores podem ser prejudicados. Segundo essa filosofia chinesa, que defende a harmonização dos ambientes, os espaços residenciais precisam ser iluminados, funcionais e revelar organização. Essas características contribuem para a otimização do fluxo energético.

Porém, algumas escolhas de elementos e características arquitetônicas tendem a afetar o trânsito das vibrações, ainda que nem todo mundo tenha conhecimento disso. Acompanhe alguns erros comuns e saiba o que fazer para solucioná-los:

1 – Teto escuro

“O teto é o céu e o chão é a terra. O primeiro é claro e o segundo é escuro. Não devemos pintar o teto com cor mais escura do que o piso”, alerta o consultor I Ming, autor de Feng shui da boa sorte (edição do autor). Um teto escuro sugere ao ´chi´, a energia vital presente em todo o universo, que uma tempestade se aproxima e que, por causa dela, a luminosidade saiu de cena. Na prática, pode representar menos oportunidades pessoais e profissionais para quem vive no local.

Como resolver? Utilize uma cor clara para pintar o teto, como branco, creme ou marfim. Essa regra do feng shui vale para tudo: cores claras devem ocupar as partes altas da casa; e cores escuras, as baixas. Por exemplo: se deseja aplicar um papel de parede degradê numa das superfícies, opte por um motivo que concentre as cores mais escuras no rodapé, e as mais luminosas da metade da parede para cima.

2 – Sala muito espaçosa

A sala de estar é o espaço da casa destinado ao descanso, ao lazer e à interação com eventuais convidados. Isso significa que uma sala grande demais pode dificultar o acolhimento e o convívio que os moradores esperam encontrar nesse ambiente, depois de um dia de trabalho.

Qual a solução? Se a sua sala de estar for muito maior do que os demais cômodos da residência, providencie biombos ou divisórias para criar “redutos” para conversar, ler, ouvir música ou ver TV. Com isso, as energias vão transitar sem entraves.

3 – Espelho grande no quarto

No quarto de casal, não é indicado instalar um espelho na parede em frente à cama. Isso pressiona o astral dos parceiros, levando a dificuldades de comunicação no relacionamento conjugal. O ideal é que essa parede seja ocupada por um quadro com padrão floral, por exemplo. Melhor ainda se esse quadro tiver detalhes rosados ou vermelhos.

Por outro lado, espelhos são bem-vindos nos quartos quando, sob a perspectiva da cama, não seja possível visualizar quem entra ou sai do aposento. Desse modo, um espelho posicionado estrategicamente, de modo a refletir a porta do dormitório, resolve o problema.

4 – Entrada com entulho

A entrada da residência recebe muita atenção do feng shui, uma vez que representa o primeiro acesso do ´chi´ à morada. Não por acaso, a entrada ganhou o nome de ´boca do chi´. Por isso, esse local deve ser bonito, colorido, iluminado e hospitaleiro. Assim, evite preenchê-lo com objetos em desuso ou qualquer outro tipo de entulho. A parede junto à porta de entrada descorou? Renove a pintura! A iluminação do teto é fraca? Reforce!

Também é importante instalar na parte de fora, ao lado da porta de entrada, vasos de flores ou plantas, tapete de boas–vindas, além de quadrinhos e enfeites graciosos e alegres. As mesmas recomendações valem para quem mora em apartamento. A ideia é que o acesso principal à casa transmita a sensação de felicidade para o ´chi´ adentrar e transitar adequadamente pelos ambientes.