
Banheiro, quarto, cozinha e corredor: resolva problemas corriqueiros e assegure boas energias para o seu lar
Na hora de decorar a sua casa, de acordo com os princípios do feng shui, a técnica chinesa que ensina a harmonizar os ambientes, é importante prestar atenção aos detalhes da construção para favorecer a circulação das energias. Assim, banheiros muito compactos ou corredores estreitos demais podem se tornar um problema, o que acaba prejudicando o bem-estar, as conexões pessoais e as conquistas materiais dos moradores. No entanto, como a praticidade é um componente presente no DNA do feng shui, dá para corrigir diferentes situações sem alterar o esqueleto das residências. Acompanhe!
1 – O vaso sanitário é a primeira coisa que se vê
O ideal é que o vaso sanitário não seja o primeiro objeto a ser visto por quem estiver na porta do banheiro. Isso acelera o escoamento de energias da residência, desequilibrando o trânsito delas. Porém, como os banheiros atuais são pequenos, é difícil encontrar um projeto diferente ou reposicionar o vaso sanitário, certo? A solução, portanto, é tentar ocultá-lo com uma cortina ou um painel. Se não der, coloque um vaso de plantas entre a porta e o vaso sanitário (por exemplo: sobre a pia). As plantas sustentarão o fluxo de vibrações por mais tempo. Independentemente disso, vale a regra: mantenha a tampa do vaso abaixada e, em qualquer situação, feche a porta do banheiro.
2 – A cabeceira da cama fica embaixo da janela do quarto
Uma cabeceira sob a janela enfraquece a vitalidade da pessoa que dorme nessa cama. O ideal é replanejar as posições dos móveis do dormitório, de modo que a cama fique apoiada numa parede sem janelas. “Para conforto e segurança, tenha uma parede sólida e reta atrás de sua cabeceira. Subconscientemente, você relaxará mais enquanto dorme, e acordará revitalizado”, ensina a consultora Selena Summers no livro de sua autoria, Feng shui na prática (Universo dos Livros). Também é importante dormir numa posição que permita observar quem entra ou sai no quarto, mas sem alinhar os pés da cama com a porta desse cômodo.
3 – Uma das paredes da cozinha é lisa, sem graça
Uma parede sem acessórios que estimulem os sentidos recria, no nível energético, uma parede financeira sem atrativos na vida dos moradores. Ou seja, carreiras e negócios podem retroceder ou estacionar. Que tal instalar um módulo de treliça sobre a superfície lisa e montar um pequeno jardim vertical de ervas na cozinha? Ou pendurar vasos de plantas? Folhagens naturais, flores e arranjos do tipo bonsai sempre atraem energias positivas para a residência. Outra opção é aplicar na parede lisa um faixa decorativa de frutas ou flores coloridas.
4 – O corredor que leva à área íntima da casa é longo e estreito
Para o feng shui, os corredores devem ser largos e bem iluminados. Um corredor longo e estreito “estrangula” as energias da casa, afetando o bem-estar, o trabalho e os relacionamentos de quem vive no local. Para resolver isso, instale um sino de ventos no ponto central do teto do corredor e pendure espelhos nas paredes, tomando cuidado para não pendurar dois espelhos frente a frente. Pintar as paredes com cores alegres e decorá-las com quadros que retratem paisagens solares e felizes também é uma alternativa inteligente para um corredor longo e estreito, de acordo com essa técnica chinesa.