Feng shui: 5 acessórios que derrubam as boas energias em casa Cuidado com prateleiras sobre a cabeceira da cama: de acordo com o feng shui, é melhor mudá-las de lugar (Foto: Free Pik)

Conheça os acessórios que atrapalham o fluxo energético; no topo da lista, estão quadros que provocam emoções negativas

Para o feng shui, a filosofia chinesa que promove a harmonização dos ambientes, os acessórios que escolhermos para decorar a nossa casa têm uma função vital: eles servem para ativar ou bloquear o fluxo energético. Por isso, é fundamental selecionar objetos que promovem uma circulação favorável das vibrações. Com isso, é possível beneficiar a saúde, os relacionamentos, a carreira e as oportunidades financeiras dos moradores. Conheça cinco acessórios não recomendados para a decoração da sua residência e entenda os motivos:

1 – Quadros tristes

Quadros que despertam emoções negativas não são indicados para decorar um ambiente. Por isso, fuja de telas que mostrem crianças em lágrimas, casebres isolados, dias nublados e figuras humanas deprimidas, amedrontadas ou derrotadas. Tudo isso ativa as vibrações da melancolia, da miséria, do medo e do desânimo.

“Prefira temas alegres e prósperos que atraem energia yang”, ensina o consultor I Ming, autor de Feng shui da boa sorte (edição do autor). Quais são eles? Telas que mostrem paisagens de montanhas, manhãs ensolaradas, lagos e rios bonitos, iluminados e inspiradores.

2 – Prateleiras com acessórios sobre a cama

O feng shui não indica a instalação de prateleiras e nichos na parede acima da cabeceira da cama, um recurso de decoração pensado para exibir acessórios decorativos. Isso porque, a energia que essas estruturas recebem pode afetar o bem-estar de quem utiliza a cama, desequilibrando não só as emoções, como também a saúde física.

Assim, o ideal é reposicionar prateleiras e nichos em outra parede do quarto, liberando o vão sobre a cabeceira. Além disso, também é importante evitar estruturas de dormitórios com camas embutidas em guarda-roupas, assim como beliches.

3 – Flores secas

Para muitos consultores de feng shui, cerâmicas ou vasos transparentes preenchidos com flores secas não são auspiciosos. E o motivo é bem evidente: flores e folhas desidratadas evocam a morte, que é uma energia inerte e, portanto, capaz de minar a criatividade, estagnar ideias e atrasar chances financeiras.

Porém, se você gosta desse tipo de acessório, a sua receptividade positiva pode alterar o padrão vibracional dele. Nesse caso, não há problemas em decorar a sua casa com pratos ou vasos com flores secas, desde que instale perto deles um cristal tipo quartzo, e os mantenha distantes da porta principal da casa e das entradas dos demais cômodos.

4 – Determinadas coleções

Quando você imprime sua personalidade na sua casa, atrai um bom feng shui, uma vez que é importante que a residência reflita os valores e as preferências dos moradores. Portanto, manter uma coleção de pequenos elefantes na estante da sala, por exemplo, gera vibrações harmoniosas (sabia que, para os chineses, elefantes representam sabedoria?).

Entretanto, determinadas coleções podem pesar o trânsito energético. Quais são elas? Coleções de facas, espadas, pistolas ou jogos de guerra. Caso você precise manter esses objetos por perto, procure guardá-los num aposento desmembrado do corpo da residência ou num depósito externo. Atenção: coleções de qualquer natureza não podem ser muito numerosas. Lembre-se de que, para o feng shui, excessos de todos os tipos bloqueiam as boas energias!

5 – Retratos de antepassados na sala de jantar

Decorar sua casa com fotos de parentes queridos que já se foram não configura um mau feng shui. Porém, é preciso instalá-las em locais adequados. E isso significa manter essas imagens afastadas dos ambientes da sua casa em que se produz ou consome comida.

Por isso, evite colocar uma foto da sua avó já falecida na geladeira ou sobre o aparador da sala de jantar. Esses retratos emanam energia yin, que não é compatível com os espaços destinados às refeições, como cozinha, copa e sala de jantar. Prefira, portanto, posicionar os porta-retratos na sala de estar, um cômodo dominado pela energia yang. Com isso, o equilíbrio será preservado.

Entenda o que é yin e yang

Para os chineses, duas forças movimentam o universo: yin e yang. Elas são opostas, mas também complementares. Ou seja, há um pouco de yin em yang, e há um pouco de yang em yin. O que representa a energia yin? A mulher, a noite, a escuridão, o frio e a suavidade. E a energia yang? O homem, o dia, a luz, o calor e a rigidez.