
Boa ventilação e luminosidade são essenciais; aprenda a chamar a prosperidade ao cuidar do seu banheiro
Para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, um dos espaços mais nobres da casa é o banheiro. E por quê? Segundo os adeptos dessa técnica, o banheiro tem uma relação estreita com as finanças e as emoções dos moradores, uma vez que é regido pelo elemento água. Na China, a água simboliza abundância e prosperidade, condições inerentes às nossas conquistas materiais. Ao mesmo tempo, a água é sinônimo de fluidez, assim como as emoções humanas, que estão em constante transformação.
“Como há tanta energia da água acumulada nesse ambiente (pia, banheira, vaso sanitário), é especialmente importante cuidar para que todos canos e torneiras recebam uma boa manutenção, e não deixar que fiquem vazando”, recomenda a consultora Nancy SantoPietro, em seu livro Feng Shui – harmonia dos espaços (Editora Nova Era). Confira seis cuidados para preservar as energias positivas (e favoráveis ao dinheiro!) no banheiro da sua casa:
1 – Conserte infiltrações, mesmo que sejam minúsculas
Em desuso, o chuveiro está pingando? Ou você observou um depósito muito pequeno de água perto da pia, junto à torneira do box ou ao redor do vaso sanitário? Providencie o reparo imediato! Do contrário, o dinheiro pode escapar das mãos dos moradores rapidamente. Ou é possível que as emoções deles se desequilibrem, gerando o sentimento de insegurança.
2 – Desvie a visão do vaso de quem abre a porta
Quando alguém abre a porta do banheiro, a primeira coisa que vê é o vaso sanitário? Isso não configura um bom Feng Shui. A solução é colocar um arranjo de plantas, mesmo que seja pequeno, entre o vaso e a porta de entrada. Desse modo, é possível desviar a visão de quem estiver entrando.
3 – Habitue-se a abaixar a tampa do vaso
De acordo com o Feng Shui, esse local da casa cria um vórtice intenso de energias cada vez que acionamos a descarga. Para evitar que essas energias sejam excessivamente sugadas, abaixe a tampa do vaso antes de dar descarga. Saiu do banheiro? Feche a porta! Caso não seja possível, instale uma cortina de contas junto ao batente do lado de fora.
4 – Assegure boa ventilação e iluminação adequada
Para proteger a riqueza da família, atenção à iluminação e ventilação do banheiro. Banheiros escuros e abafados podem atrasar oportunidades financeiras ou levar a descontroles de orçamento. Também podem provocar desajustes emocionais. Se a luz do teto não for muito potente, complemente com iluminação acessória nas laterais do teto ou junto ao espelho da pia.
5 – Crie um espaço relaxante e acolhedor
Enxergue o banheiro como um local destinado à limpeza e à purificação: é lá que você toma banho, escova os dentes e cumpre as demais etapas da sua higiene pessoal, certo? São atividades muito privativas, por isso, é necessário que você se sinta confortável nesse espaço. Assim, vale a pena decorá-lo com flores desidratadas, plantinhas, acessórios bonitos, sabonetes perfumados e toalhas coloridas.
6 – Organize o banheiro com frequência
Limpe e organize o banheiro da sua casa com regularidade. Inclua caixas e demais suportes na decoração para não deixar cosméticos, itens de higiene e demais produtos espalhados. Mesmo que você tenha mais de um banheiro na sua casa e um deles não seja muito usado, é essencial programar limpezas e arrumações frequentes. Sem isso, as chances de ganhar dinheiro podem ficar mais escassas. Durante a manutenção, aposte em aromatizantes e desinfetantes para conservar a sensação de limpeza por mais tempo.