
De acordo o Feng Shui, a cozinha ativa as vibrações da riqueza; saiba o que fazer na hora de organizar esse local
Para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, a cozinha é o espaço da casa associado à prosperidade. Daí, a importância de cuidar muito bem da decoração desse local para movimentar as energias da fartura e, dessa forma, favorecer a sua família.
“A cozinha é um cômodo muito importante, porque representa o elemento fogo, o qual alimenta a força energética que ativa a nossa riqueza”, explica a consultora Nancy SantoPietro no livro Feng Shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Saiba como ajeitar esse cômodo, seguindo as dicas da técnica chinesa:
1 – Valorize a claridade
É importante que a cozinha receba iluminação natural. Se você estiver construindo o seu imóvel, tente instalar a cozinha em um ponto do terreno onde, da janela desse espaço, seja possível observar o nascer do sol. Se a claridade for indireta, é fundamental complementar com iluminação artificial.
2 – Capriche na organização
Crie um sistema de organização nos armários: ajeite alimentos, panelas e vasilhas, de modo a beneficiar o acesso dos moradores. Assim, não junte muitos objetos, nem faça pilhas enormes, do contrário, as finanças da sua casa podem enfrentar instabilidades. Examine com frequência o que você guarda nos armários: em caso de muitos copos, potes ou pratos, doe o excedente.
3 – Posicione corretamente os equipamentos
Geladeira e fogão não devem ficar lado a lado, nem um em frente ao outro, já que os elementos relacionados a eles (água e fogo, respectivamente) entrarão em atrito, atrasando a prosperidade. Se não for possível, instale um espelho na área do fogão para suavizar a incompatibilidade. Algumas pessoas optam por modelos de fogão com revestimento de aço escovado, já que esse material reflete quase tanto quanto um espelho.
4 – Faça rodízio entre os acendedores
Ao usar o fogão, não cozinhe apenas sobre um acendedor. O melhor é fazer um rodízio para que todas as bocas sejam utilizadas. Para os adeptos do Feng Shui, isso vai garantir que os recursos financeiros da família não fiquem estagnados. Importante: conserte imediatamente acendedores obstruídos ou danificados.
5 – Enfeite com frutas e flores
Enfeitar a mesa ou bancada da cozinha com frutas frescas ou flores naturais é uma forma de estimular as energias da prosperidade. Reserve um suporte ou vaso bonito para colocar as frutas ou flores, substituindo-as com regularidade. Para turbinar o fluxo energético, prefira toalhas e guardanapos que inspiram sensações boas ou evocam memórias positivas. A intuição é uma grande aliada do Feng Shui.
6 – Limpe logo após as refeições
Lembre-se da importância de manter a cozinha sempre limpa e em condições adequadas de uso. Por isso, nada de deixar louça suja na pia ou fogão com restos de alimentos por longos períodos. O ideal é providenciar a limpeza assim que a família finalizar as refeições. Da mesma forma, troque prateleiras empenadas e reponha puxadores quebrados ou faltantes de armários e gabinetes. Para o orçamento doméstico, não é um bom Feng Shui conservar na cozinha pratos, copos, xícaras e demais recipientes lascados, trincados ou descorados. Assim, procure descartar esses utensílios.