Uma mesa de jantar redonda ou oval é mais benéfica do que um modelo similar com cantos retos: ganho energético (Foto: FreePik)
O tamanho e a forma dos móveis interferem na qualidade das energias que circulam na sua casa; saiba o que priorizar
Se você estiver a um passo de mobiliar a sua casa ou planeja trocar os móveis no final do ano, que tal acompanhar as orientações do feng shui para assegurar energias positivas ao seu lar? De acordo com essa filosofia chinesa, que ensina a harmonizar os ambientes, a escolha dos móveis faz total diferença, uma vez que as formas e as dimensões deles podem ativar ou prejudicar o trânsito energético.
De acordo com os adeptos do feng shui, a preservação das boas energias na residência é vital para o bem-estar dos moradores. Além disso, quando elas circulam de maneira adequada, abrem caminhos financeiros, destravam oportunidades profissionais e melhoram os relacionamentos pessoais, sobretudo no campo afetivo. Confira seis dicas antes de mobiliar ou redecorar sua morada:
1 – Mesa da sala oval ou circular
Na hora de adquirir a mesa da sala de jantar ou da copa, prefira um modelo oval ou circular. Formas arredondadas são condutores mais eficientes das vibrações que transitam nos ambientes. Por isso, se for possível, dispense uma mesa quadrada ou retangular. Já uma mesa octogonal (com oito lados) pode substituir uma mesa oval ou circular – desde que, é claro, a sala de jantar a comporte.
2 – Cantos arredondados
Se encomendar mobiliário em empresas de móveis planejados, solicite armários, gabinetes, bancadas e bancos com cantos arredondados. Além de oferecer mais segurança aos moradores e otimizar a circulação, os móveis com cantos arredondados são mais convidativos ao fluxo favorável das energias, segundo o feng shui. É a mesma lógica da mesa de jantar oval, circular ou octogonal.
3 – Conforto acima de tudo
Na sala de estar, prefira um sofá que seja sinônimo de conforto e acolhimento. Nesse cômodo, o relaxamento é prioritário, por isso, os móveis precisam comunicar essa intenção. Inclua apoio para os pés, mesinhas laterais para sustentar copos, e mantas para as noites frias, além de almofadas macias que “abracem” os moradores, proporcionando aconchego e bem-estar. Importante: priorize sofás que tenham braços redondos, e não retos.
4 – Equilíbrio é fundamental
Se a sua casa tiver ambientes de dimensões reduzidas, os móveis precisam acompanhar essa característica. Ou seja, nada de instalar um sofá gigante numa sala pequena, porque a sensação de opressão vai dominar o astral. Acessórios decorativos e plantas são essenciais para tornar a casa mais bonita e convidativa às energias positivas, mas não devem dificultar a movimentação dos moradores nem poluir visualmente os ambientes.
5 – Cabeceira “sólida”
Vai trocar a cama de casal? Escolha um modelo que tenha uma cabeceira “sólida”, e não com ornamentos vazados. “Uma cabeceira vazada seria o mesmo de estar desprotegido”, salienta mestre I Ming, consultor e autor de Feng shui da boa sorte: manual teórico-prático (edição do autor). Camas embutidas em armários também não são indicadas, porque interrompem o trânsito energético e afetam a saúde emocional de quem dorme nesse local.
6 – Escrivaninha para as crianças
No quarto das crianças, não deixe de providenciar uma escrivaninha para estimular os estudos. De acordo com o feng shui, destinar funções aos móveis é uma maneira de direcionar energias para os propósitos pensados. Uma criança que faz os deveres cada dia num lugar diferente acaba se concentrando menos do que outra que se habitua ao seu espaço: escrivaninha e poltrona confortável para realizar atividades intelectuais e criativas.