
Uma folhagem sob a escada de um sobrado e bonsais em cantos vazios podem mudar o padrão energético da sua casa
Os adeptos do feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, ensinam que plantas e flores trazem energia revitalizada para as residências, uma vez que fazem parte das chamadas “nove curas”. Essas nove curas são um conjunto de recursos que favorecem a qualidade do trânsito energético nas casas. Alguns desses recursos equilibram as vibrações; outros, evitam que as energias se dissipem rapidamente. Também há curas capazes de promover um redirecionamento do fluxo, beneficiando a saúde, os relacionamentos e as oportunidades financeiras dos moradores.
“Plantas e flores são sempre bem-vindas, e devem ser sempre naturais, e não artificiais”, ensina o consultor Mestre I Ming, que assina o livro Feng shui da boa sorte: manual teórico e prático (edição do autor). Saiba como posicionar plantas e flores na sua casa para melhorar o astral e multiplicar a boa sorte:
1 – Vaso debaixo de uma escadaria
Se você mora num sobrado, vale a pena colocar uma folhagem debaixo da escadaria que leva ao segundo andar. Essa providência permitirá que as vibrações positivas alcancem o piso superior, já que a folhagem funcionará como uma condutora desse fluxo.
2 – Bonsais e flores em cantos vazios
Paredes “nuas” e cantos vazios não constituem um bom feng shui. Isso porque, a energia vital que circula nos ambientes perde potência diante da ausência de estímulos. Você pode resolver esse problema com bonsais e vasinhos de flores nas paredes “nuas” e nos cantos vazios. Aquários e fontes também têm esse poder restaurador.
3 – Atenção à quantidade de plantas
Na hora de incluir plantas e flores na decoração da sua casa, tome cuidado com a quantidade. O ideal é equilibrar os vasos com os demais elementos, como mobiliário, tapete, cortina, quadros e acessórios. “Devemos considerar que a planta, sendo um ser vivo, necessita de espaço, luminosidade solar, água e carinho para ser saudável”, pondera o consultor I Ming. “Não se deve transformar o imóvel numa floresta”.
4 – Arranjo floral no home office
Se você trabalha em home office, acrescente uma folhagem nesse espaço. “Folhagens verdes, desde que saudáveis e viçosas, irão significar crescimento, novos começos e dinheiro”, ensina a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Já flores frescas sobre a mesa de trabalho estimulam a energia vital e aguçam a percepção em relação a novos caminhos profissionais.
5 – Flores de seda também podem decorar
Alguns consultores de feng shui indicam arranjos com flores de seda para a utilização em casa. Uma vez que a seda é uma fibra natural, os arranjos que empregam esse material são benéficos para o astral. Mas isso não se aplica às flores de plástico, que sempre devem ser evitadas.
6 – Vasinhos para “ampliar” o banheiro
O banheiro é o espaço da casa em que transitam as energias ligadas ao dinheiro. Por isso, se esse cômodo for muito pequeno, é possível que o foco dos moradores dirigido a conquistas materiais fique limitado. A solução é deixar esse ambiente mais atraente. Como? Com flores frescas e velas coloridas, além de espelhos para dar a sensação de amplitude e sinos dos ventos para movimentar as energias.
7 – Espécies que chamam a sorte
Algumas flores podem atrair sorte, fartura e alegria para a sua casa. São elas: peônia, crisântemo, magnólia, begônia e narciso. Vale a pena incluir vasos dessas espécies nos espaços sociais da casa, como salas, cozinha, sacada e varanda. Se tiver condições de manter um jardim, prefira construí-lo com linhas arredondadas, e não retas. Acrescentar uma fonte será bastante auspicioso, assim como cultivar flores multicoloridas.