
Descubra o elemento que rege a sua vida para encontrar as melhores soluções de decoração para a sua casa, segundo o feng shui!
Você sabia que o elemento que se associa ao ano do seu nascimento pode apontar sugestões de como você deve decorar a sua casa? Essa é uma das teorias do feng shui, a filosofia oriental que ensina a harmonizar os ambientes, com base na ativação das energias positivas e na correção das vibrações negativas.
Calcule seu elemento
“A teoria dos cinco elementos sugere que tudo no universo é formado por uma combinação de cinco componentes básicos: água, fogo, madeira, terra e metal”, diz Richard Craze no livro de sua autoria Uma introdução à antiga arte do feng shui (Editora Palavra Básica).
Para identificar o elemento que predomina na sua vida, considere o último algarismo do ano em que você nasceu (veja a tabela no final deste texto). Uma pessoa que veio ao mundo em 1989, por exemplo, deverá isolar o número 9 para descobrir seu elemento – no caso, terra. Já quem nasceu em 1994 precisará focar o 4 para conhecer o próprio elemento, que é a madeira.
Melhores cores
Pessoas regidas pela água poderão ativar o próprio elemento se apostarem em preto e azul na decoração. Já quem é de fogo deve usar e abusar de tonalidades abertas de vermelho e laranja em casa. A cor ideal para quem é regido pela madeira é o verde – incluindo vasos de plantas para complementar o visual da residência.
Pessoas governadas pela terra podem se sentir à vontade num lar ornamentado com tons terrosos: creme, bege, ocre, chocolate, marrom-escuro, além das variações de amarelo. Por sua vez, a turma de metal vai aprovar uma casa com dominância do branco, sobretudo se ela apresentar elementos decorativos prateados, metalizados e acinzentados.
Casa de água e fogo
Casa de água: azul e preto devem estar presentes em uma das paredes ou nos estofados. Objetos com linhas sinuosas e de vidro favorecem a ativação do elemento água, assim como fontes, tanques e aquários (importante: busque orientação profissional antes de instalar tanques de peixes ou aquários na sua residência). Outra recomendação são quadros, gravuras ou fotos que mostrem rios, cachoeiras e oceanos.
Casa de fogo: nessa casa, os tons quentes de vermelho e laranja são os mais adequados. Eles podem predominar em quadros ou em partes do mobiliário. Além disso, o morador pode investir em pirâmides, flâmulas, objetos triangulares e figuras decorativas de animais, como esculturas, retratos e panôs. A iluminação é muito importante para uma casa de fogo, portanto, o ideal é complementar as luzes convencionais do teto com abajures, fitas de LED e luminárias de piso.
Casa de madeira, terra e metal
Casa de madeira: quem tem a madeira como elemento pode reforçar o verde nos ambientes, e adicionar folhagens aos espaços sociais da casa, como sala, sacada e varanda. Acessórios de madeira e sinos de vento feitos de bambu são excelentes para estimular esse elemento, assim como objetos cilíndricos, quadros que retratem árvores e florestas, e tecidos florais ou com estampas de plantas em almofadas, cortinas, tapetes e mantas.
Casa de terra: uma residência regida pela terra recebe bem as tonalidades terrosas e a cartela dos amarelos, bem como enfeites de cerâmica, utensílios de porcelana e peças de argila. Acessórios quadrados vibram na frequência desse elemento, além de fotos e telas que retratem campos abertos, planícies e desertos. Cristais variados e vasos de pedra podem sustentar muito bem a decoração da casa de terra.
Casa de metal: além do branco e do prata, essa residência pode ser enfeitada com objetos decorativos esféricos, acessórios de latão, ferro ou bronze, e móveis com formas arredondadas, como mesas, bancos e pufes. Da mesma forma, superfícies de mármore e granito são ótimas para uma casa com predomínio de metal. Molduras metalizadas nos quadros são escolhas certeiras. Para compor com branco, a dica é apostar em tons pastel. Quadros com temas futuristas têm total conexão com o elemento metal.
Tabela dos elementos
Considere o último ano do seu nascimento para identificar seu elemento:
0 ou 1 = metal;
2 ou 3 = água;
4 ou 5 = madeira;
6 ou 7 = fogo;
8 ou 9 = terra.