Para a qualidade do fluxo energético, é importante que a porta principal funcione adequadamente, tenha pintura nova e visual atraente (Foto: FreePik)
Portas que não se abrem completamente e janelas em excesso no mesmo cômodo são vetadas: entenda os motivos
Consultores de feng shui observam portas e janelas de casas e empresas na hora de indicar mudanças na decoração ou na estrutura dos imóveis para a correção do trânsito energético. Segundo essa filosofia chinesa, que propõe a harmonização dos ambientes, portas e janelas são condutoras de energias – daí, a importância delas para equilibrar as vibrações nos espaços residenciais ou corporativos. Confira cinco situações não recomendadas e acompanhe as soluções caso a caso:
1 – Portas e janelas que se abrem para fora
Quando isso acontece, a circulação das energias vitais, que os chineses chamam de “chi”, pode ser dificultada. Por isso, o ideal é que portas e janelas se abram sempre para dentro. Solução: se não tiver como inverter o sentido da abertura, coloque um pequeno espelho na parede para a qual a porta ou a janela se abre. O espelho duplicará as energias, expandindo o acesso delas aos ambientes internos.
2 – A porta não abre completamente
Algumas pessoas costumam guardar objetos atrás das portas. Com isso, elas se abrem apenas parcialmente. É um erro. “Se você tiver que fazer força para abrir ou fechar uma porta, pense em que o ´chi´ precisará fazer para passar por ela”, adverte o consultor Richard Craze no livro de sua autoria Uma introdução à antiga arte do feng shui (Editora Palavra Básica). Solução: remova tudo o que estiver atrás da porta para que ela funcione em condições adequadas. E mais: evite usar as maçanetas como suportes para bolsas ou sacolas, uma vez que esse hábito também represa as vibrações.
3 – A porta principal da casa está com a pintura descascada
A porta principal é um dos elementos mais importantes para o feng shui, uma vez que é por essa área da casa que as energias entram no imóvel. Não por acaso, a porta principal é conhecida como boca do “chi”. Por esse motivo, deve revelar ótima aparência, com pintura nova, visual agradável, sem desgastes nem pontos de ferrugem, caso apresente ornamentos metálicos. Portas e janelas também não podem ranger cada vez que são abertas ou fechadas. Solução: pinte as janelas e portas (incluindo os batentes!), remova a ferrugem e lubrifique as juntas.
4 – A porta dá para uma parede lisa
Esse tipo de disposição é inapropriado numa casa, uma vez que a parede lisa desmotiva os moradores, bloqueando oportunidades financeiras, além da capacidade criativa. Solução: instale um espelho grande na parede lisa em frente à porta e ilumine toda a superfície. Isso criará um estímulo renovado, afetando positivamente quem vive no local.
5 – Um dos ambientes da casa tem várias janelas
Os ambientes não podem ter janelas em excesso. O risco é a dispersão desregulada das vibrações benéficas. Porém, também não é prudente utilizar um cômodo sem janela nenhuma: nesse caso, não há espaço para que as energias da justiça, do amor, da confiança, da harmonia e da sabedoria circulem na residência. Assim, é sempre aconselhável equilibrar o número de portas e janelas em relação às dimensões do imóvel. Solução: providencie uma janela o quanto antes para o ambiente sem essa estrutura. No caso de janelas em excesso, instale ao lado delas vasos de cimento ou esculturas pesadas – objetos sólidos e pesados têm o poder de ancorar os fluidos energéticos.