
Do clássico ao contemporâneo, a literatura pode ajudar a compreender melhor o mundo e despertar a criatividade e o autoconhecimento
O Dia do Adolescente, celebrado em 21 de setembro, é uma oportunidade de valorizar essa fase intensa de descobertas, desafios e construção de identidade. É um momento para reconhecer a potência da juventude e refletir sobre como apoiá-la em sua jornada de formação pessoal, emocional e social.
A literatura, nesse cenário, se torna uma aliada poderosa. Por meio dos livros, adolescentes conhecem histórias que dialogam com suas vivências, ampliam a visão de mundo e encontram referências para lidar com temas como amizades, escolhas, autoconhecimento, saúde mental e cidadania. Mais do que entretenimento, a leitura pode ser espaço de acolhimento e inspiração.
Para marcar a data, selecionamos nove obras que conversam diretamente com esse público e com os desafios dessa etapa da vida. Do clássico ao contemporâneo, essa lista reúne títulos que podem emocionar, provocar reflexões e ajudá-los a compreender melhor a si mesmos e o mundo que os cerca.
O Diário de Anne Frank
Entre páginas de esperança e resistência, a voz de uma menina judia ressoa mais forte do que nunca. No período em que viveu no esconderijo, Anne escreveu um diário, onde expressava suas emoções, sonhos e pensamentos. Posteriormente, com um olhar atento e sensível, ela reescreveu e editou seus registros em um romance, que foi traduzido pela Via Leitura com uma linguagem voltada aos jovens, a partir do manuscrito original. Um profundo testemunho de inspiração e resiliência em tempos de guerra.
(Autora: Anne Frank | Editora: Via Leitura (Edipro) | Onde encontrar: Amazon)
Comendo com medo
Quando a percepção do próprio corpo se torna prisão, nasce um monstro difícil de calar. A designer, ilustradora e muralista Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén transforma sua experiência pessoal com a anorexia em uma poderosa história em quadrinhos. A autora expõe a fragilidade da autoimagem e a pressão estética que assolam, principalmente, crianças e adolescentes. Em tempos em que redes sociais e padrões inalcançáveis de beleza acentuam inseguranças, a obra surge como uma leitura urgente.
(Autora: Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén | Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon)
O semeador de virtudes
Rhavel é escolhido para levar os ensinamentos de seu povo a um mundo marcado por guerras, monstros e reinos sombrios. Em sua jornada, descobre que semear virtudes exige mais do que coragem: é preciso fé, esperança e perseverança. Com ilustrações vibrantes e inspiração bíblica, esta história em quadrinhos cristã une fantasia épica e lições profundas sobre propósito, perdão e identidade.
(Autor e ilustrador: Paulo Debs | Editora: Vida | Onde encontrar: Amazon)
O que vi por aí
Escrito por Manuel Filho e ilustrado por Luciano Tasso, esse livro é um convite sensível para crianças e adolescentes caminharem pelas memórias de um viajante que observa o Brasil com olhos curiosos, ouvidos atentos e coração aberto. O autor costura lembranças, descobertas e afetos em um mosaico narrativo que percorre as múltiplas paisagens do país, geogr
áficas e humanas, reais e simbólicas.
(Autora: Manuel Filho | Editora: Cortez | Onde encontrar: Amazon)
Um estudo em vermelho
Arthur Conan Doyle apresentou Sherlock Holmes ao mundo em 1887. Em sua primeira aparição, o detetive, que hoje carrega o título de mais famoso da literatura, conhece o doutor John H. Watson, com quem logo constrói uma amizade marcada pela lealdade e pela troca de conhecimentos. Essa edição de capa dura e com tradução cuidadosa foi pensada para encantar o público jovem e todos os apaixonados por mistério, com um acabamento que valoriza a força atemporal da obra.
(Autora: Arthur Conan Doyle | Editora: Via Leitura (Edipro) | Onde encontrar: Amazon)
Quando o verão me trouxe flores
Após ver seu maior sonho desmoronar, a adolescente Mabel é levada a enfrentar dores, responsabilidades e escolhas difíceis. Em meio a culpas, laços familiares e a amizade que pode florescer em amor, ela descobre que a fé é o caminho para recomeçar. Com delicadeza e realismo, esta ficção cristã jovem fala sobre identidade, esperança e o poder de Deus em transformar perdas em propósito.
(Autora: Thaís Oliveira | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon)
Runas – O conto das mil faces
Nas florestas de Pequeno Vale, um mistério esquecido conduz Chiri e Dai a uma jornada inesperada. Quando eles descobrem uma caverna em ruínas são transportados para um reino sombrio, dominado pelo cruel Rei das Sombras. Agora, esses melhores amigos precisam viver uma verdadeira aventura jovem, enfrentando perigos e desvendando enigmas para proteger a passagem entre os mundos antes que a escuridão se espalhe.
(Autor: Carlos Sánchez | Editora: Vida | Onde encontrar: Amazon)
O livro secreto do escritor
A adolescência é tempo de descoberta e aprender a contar histórias faz parte do desenvolvimento. Nessa obra, os jovens estão convidados a entender como funciona o universo literário e os passos necessários para evoluir na carreira de escritor. Lilian Cardoso ensina desde exercícios para traçar a personalidade na escrita e marca pessoal, até aprender como se constrói um bom storytelling do início ao fim. Um universo novo e necessário para a juventude.
Autora: Lilian Cardoso | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)
Estrada Fantasma – volume 1
Um caminhoneiro solitário, uma sobrevivente misteriosa e um artefato capaz de distorcer a realidade. Na mais nova HQ do selo Alta Geek, Jeff Lemire, Gabriel H. Walta e Jordie Bellaire (nomes consagrados da Marvel e DC) unem horror sobrenatural e fantasia surreal em uma narrativa sombria e alucinante. Entre monstros deformados, perseguições e traumas do passado, a obra conduz o leitor por uma viagem inquietante, em que a estrada se transforma em portal para o desconhecido.
(Autores: Jeff Lemire, Gabriel H. Walta e Jordie Bellaire | Editora: Alta Geek | Onde encontrar: Amazon)