Conheça as preces do santo que protege os doentes de câncer Duas orações são dedicadas ao santo: uma deve ser feita por um parente do paciente; a outra, pelo próprio enfermo (Foto: FreePik)

As tradições relatam que São Peregrino foi curado por Jesus após ser diagnosticado com câncer na perna

Nas tradições católicas, o santo protetor dos pacientes de câncer é São Peregrino. E o dia de celebrar a memória dele é amanhã, 4 de maio. Desde que foi canonizado, há três séculos, seu nome passou a ser venerado. Muitos devotos garantem que alcançaram a cura contra o câncer por intercessão desse santo.

São Peregrino nasceu na Itália no século 13. Ele fazia parte de um grupo de ativistas que se rebelava contra a Igreja e o papa. Um dia, Peregrino chegou a atacar fisicamente um religioso. Arrependido, procurou esse religioso para pedir perdão. Como ganhou amor e acolhimento, acabou abraçando o cristianismo. Aos 30 anos, já sacerdote, passou a auxiliar a população pobre da cidade italiana onde nasceu.

Na velhice, depois de uma vida inteira de sacerdócio, São Peregrino passou a apresentar uma lesão grave na perna. Um médico atestou a malignidade da chega a recomendou a amputação do membro. Na véspera da cirurgia, porém, o santo foi a uma sala de orações do mosteiro e pediu a cura a Jesus. No dia seguinte, o médico constatou que a perna estava sã e que a operação, portanto, não seria mais necessária. Toda a cidade tomou conhecimento do milagre.

Oração 1: o devoto reza para a pessoa que tem câncer

“São Peregrino, que por muitos anos padeceste uma enfermidade que corroeu tecidos, encontrando alívio quando todos os recursos humanos se esgotaram; que foi milagrosamente beneficiado, vindo Jesus, nosso salvador, para sarar essa enfermidade, clamo para que peça a Deus e a Santíssima Virgem a cura para esta pessoa a quem agora lhe entrego… (diga o nome do paciente). Por tua poderosa intercessão, ajude-me a alcançar a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo em favor desse irmão, tão caro a mim. Amém.”

Oração 2: o próprio paciente faz a prece

“São Peregrino, peço que venha em minha ajuda para sustentar os meus dias de aflição. Que essa enfermidade que adoece o meu corpo e anuvia o meu destino cesse agora, coroando o êxito do tratamento operado pelos homens. Olhe por mim, São Peregrino, para que a minha fé renasça e a esperança se firme como rocha no meu peito. Na esperança de que o poder de Deus me alcance, peço libertação de todo o mal e a cura, desde que seja da vontade do Pai. Clamo para que, por sua generosidade, eu tenha forças para combater a tristeza e possa viver para louvar a sua presença santa em minha vida. Amém.”