
Essa manifestação de Nossa Senhora apareceu em Portugal há mais de 100 anos; três crianças foram testemunhas
Os católicos celebram hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima. Segundo as tradições da Igreja, essa expressão de Maria apareceu há mais de 100 anos, na cidade de Fátima, em Portugal, para três crianças. Entre brasileiros e portugueses, Nossa Senhora de Fátima é bastante popular.
De acordo com os relatos dos devotos, Nossa Senhora de Fátima intercede em situações diversas, sobretudo nos casos de doenças e nos conflitos em família. Portanto, se você estiver enfrentando um problema parecido, pode pedir ajuda à santa.
Conheça a história
Nossa Senhora de Fátima se revelou numa área rural, a 130 quilômetros de Lisboa, para Lúcia, de 10 anos, e seus primos Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7. Como eles ajudavam suas famílias a cuidar de ovelhas, ficaram conhecidos como “pastorinhos de Fátima’. A cidade de Fátima, inclusive, recebe milhares de peregrinos todos os anos, principalmente nos dias 13 de maio e 13 de outubro, datas que marcam as aparições.
A primeira aparição dessa manifestação de Nossa Senhora foi no dia 13 de maio de 1917 – vem daí a celebração de hoje. No total, a santa se revelou às crianças seis vezes. Nessas visitas, recomendou que as pessoas rezassem e se arrependessem dos seus pecados.
Também anunciou os chamados segredos de Fátima. O primeiro segredo trata do sofrimento das almas pecadoras no inferno. O segundo consiste numa súplica à Rússia para que se convertesse ao catolicismo. Já o terceiro segredo, revelado no ano 2000, faz referência a perseguições contra a Igreja Católica e, especialmente, ao atentado sofrido pelo papa João Paulo II em 1981.
Sobre as testemunhas portuguesas: Francisco e Jacinta morreram na infância, vítimas da gripe espanhola. Já Lúcia se tornou religiosa e faleceu há 20 anos. Os três foram canonizados.
Aprenda a oração
“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso santo rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço que devemos ter a esta devoção, para vós tão querida, a fim de que, meditando nos mistérios da nossa redenção que nela se comemoram, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça (faça seu pedido) que vos pedimos, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém.”