Fé: 5 benzimentos fáceis para aprender hoje mesmo Com fé na força da oração, é possível benzer e, assim, afastar a negatividade (Foto: FreePik)

A arte de benzer não precisa necessariamente ser herdada: com fé, qualquer pessoa pode ajudar o próximo em um momento difícil

Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter ouvido um parente ou amigo comentar que vai levar o filho para benzer. Religiosas, as benzedeiras recebem esse ofício como uma espécie de herança: é comum que suas mães ou avós tenham se dedicado à mesma atividade.

Você pode estar se perguntando: “Mas, para benzer alguém, não é preciso possuir um talento especial?”. É claro que as grandes benzedeiras têm uma vida espiritual intensa e são abençoadas com um dom. No entanto, elas mesmas dizem que fazer um benzimento simples não tem mistério. Desde que você aja com responsabilidade e cultive a sua fé, pode, sim, utilizar essa tradição popular para ajudar um familiar ou um colega em um momento de dificuldade.

E qual a diferença entre simpatias e benzimentos? Simpatias podem ser realizadas por qualquer pessoa em benefício próprio. Os benzimentos, por sua vez, exigem a intervenção de quem tenha um pouco mais de familiaridade com o poder das preces e com a força dos elementos da natureza. Esses rituais são dirigidos, desse modo, ao próximo. Aprenda cinco benzimentos agora!

Afastar a má sorte

Reserve três raminhos de fedegoso (tipo de planta medicinal) e fique em frente à pessoa que acredita estar vivendo uma fase pesada. Com os três ramos, faça o sinal da cruz na cabeça dessa pessoa. Depois, pegue o primeiro ramo e repita a seguinte prece: “Tua mãe te gerou, tua mãe há de te criar. Se tu tens quebranto, Santa Pelônia há de te curar”. Pegue o segundo ramo e repita a oração. Faça o mesmo com o terceiro ramo. Cada vez que terminar os benzimentos, jogue os ramos para trás. Depois, recolha as ervas e enterre-as num local distante da sua casa.

Sorte em concurso

Peça à pessoa que vai prestar o concurso para lhe emprestar um livro que está sendo útil para os estudos. Abra-o na primeira página e, com caneta azul, escreva o nome inteiro dela. Em seguida, com a pessoa sentada à sua frente, peça a ela para segurar o livro e fechar os olhos. De pé, você deve repetir a seguinte oração em pensamento, colocando sua mão direita sobre a cabeça dela: “Pela graça de Deus, este ser humano estimado será sempre, entre os seus, o profissional mais gabaritado”. Depois, reze um Pai-Nosso em voz alta.   

Felicidade no romance

Pegue uma rosa de qualquer cor e alise a cabeça e o rosto de quem espera ter felicidade na vida a dois. Ao mesmo tempo, repita a seguinte oração: “Virgem Maria, vós sois virgem e mãe de Deus, acudi a esta necessidade e, se acaso fores servida, sejais madrinha intercessora diante do vosso precioso Filho.” Em seguida, remova as pétalas da rosa e embrulhe-as numa folha em branco, jogando o cabo da flor no lixo. A pessoa que recebeu o benzimento deve guardar essa folha de papel dentro da Bíblia e rezar um terço para Nossa Senhora pelo menos uma vez por semana, até que o romance se estabilize.

Fim da amargura

Este benzimento ajuda quem se sente triste e, em consequência disso, sem motivação. Pegue um ramo de alecrim e toque-o na pessoa três vezes, dizendo as seguintes palavras: “Virgem mãe da conceição, mãe do poderoso Deus, tirai este mal, este quebranto, do corpo de (diga o nome da pessoa). Deus te fez, Deus te criou, Deus perdoa a quem mal te olhou. Em louvor à Virgem Maria, Padre Nosso e Ave-Maria.” Quando terminar, enterre o ramo num local distante da sua casa.

Proteger bebê

Segure um raminho de oliveira e faça movimentos de cruz pelo corpo da criança, dizendo: “Jesus, quando andou no mundo, para tudo, tudo, ele rezou. Rezou para olhares de quebranto, que desta criança vão saindo, varridos com galhos de oliveira. Amém”. Depois, reze junto com a mãe do bebê um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, um Credo e um Salve-Rainha. Em seguida, peça para ela sair com o bebê do local onde você realizou o benzimento e acenda um incenso de eucalipto para neutralizar as vibrações negativas. Sopre as cinzas do incenso ao vento e enterre o ramo de oliveira num local distante.