Você pode dedicar a oração do santo, chamado de “doutor da igreja”, aos estudantes e acadêmicos da sua família (Foto: FreePik)
Santo Tomás de Aquino dedicou a vida aos estudos e produziu obras fundamentais para os católicos, como Suma teológica
Hoje (28) é dia de Santo Tomás de Aquino, protetor dos estudantes, professores, livreiros e acadêmicos em geral. Ele também é padroeiro das escolas católicas. Essa relação com a educação não é gratuita: de fato, Santo Tomás de Aquino sempre foi estudioso e produziu títulos importantes para a igreja católica, dos quais se destacam a Suma teológica, escrita no século 13.
Santo erudito
Suma teológica reúne os principais conhecimentos da fé católica e procura demonstrar a existência de Deus. Alguns estudiosos, inclusive, descrevem essa obra como uma enciclopédia filosófica e jurídica do pensamento cristão, uma vez que, além de aprofundar conceitos e suscitar reflexões, ela é dividida em cinco partes.
“O centro da sua obra é a confiança na razão e nos sentidos; a filosofia é serva de teologia, mas a fé não anula a razão”, resume o site Vaticano News sobre o pensamento de Tomás de Aquino, considerado um erudito e um dos chamados “doutores da igreja”. Não por acaso, esse santo era um dedicado pesquisador do legado do filósofo grego Aristóteles, cujas lições ajudaram a nortear seus textos.
Mestre em teologia
Santo Tomás de Aquino nasceu na Itália em 1225. Depois de passar pela Universidade de Nápoles, ingressou na Ordem Dominicana, contrariando a vontade da família. Esteve em Paris e em Colônia até tornar-se mestre em teologia, escrevendo, além de Suma teológica, Questões disputadas: da verdade e Da eternidade do mundo.
Aos 48 anos, sofreu um derrame ou passou por uma experiência mística: ele dizia que havia recebido uma revelação do próprio Cristo. O fato é que o santo passou a rejeitar a própria obra e se recusou a escrever novamente, dizendo que o que lhe fora revelado era infinitamente superior às suas produções. Um ano depois, faleceu, tornando-se santo em 1323.
Conheça a oração dos estudantes
“Criador inefável, que é a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrame sobre as trevas da minha inteligência um raio da sua claridade. Dê-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.
Meu Deus, semeie em mim a semente da sua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável; humilde sem fingimento; alegre sem superficialidade; sincero sem hipocrisia. Que eu faça o bem sem presunção; corrija o próximo sem arrogância; admita a sua correção sem soberba; de modo que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Oriente, meu Deus, a minha vida, concedendo-me saber o que me pede e ajudando-me a realizar para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.”