Astróloga sugere ritual de recomeço para Lua Negra de agosto Lua Negra de agosto: vibração da fase Nova (Foto: FreePik)

A Lua Negra começa na madrugada de sexta (22) para sábado (23); saiba como fazer o ritual um pouco antes do amanhecer

Na madrugada de sábado (23), precisamente às 03h06, ocorre um fenômeno conhecido como Lua Negra. Esse é o termo que se dá quando ocorrem duas Luas Novas no mesmo mês ou quatro Luas Novas numa única estação – geralmente, são três em cada estação. Porém, como no inverno de 2025 haverá quatro Luas Novas (a quarta e última será em 21 de setembro, antes do início da primavera), convencionou-se chamar a terceira de Lua Negra.

A astrologia ensina que a Lua Negra carrega a vibração da fase Nova, momento em que esse satélite está voltado para o sol e, portanto, com a face não iluminada virada para a Terra, o que impede a visualização a olho nu. “É um período em que as energias estão voltadas para o início, para o recomeço”, explica a astróloga, taróloga e jornalista Viviane Pettersen. “Isso porque, nos despedimos dos encerramentos e finais de ciclos que a Lua Minguante trouxe. Por isso, nessa fase da Lua Negra Nova, é hora de planejar o novo e agir”.

Ritual de recomeço

Viviane Pettersen, astróloga: “É hora de planejar o novo e agir” (Foto: Acervo pessoal)

Para aproveitar as energias da Lua Negra, Viviane sugere um ritual, que inclui visualização criativa e escrita dos objetivos. Assim, você deve mentalizar os seus propósitos e colocar no papel o que espera concretizar. “Escreva tudo o que quer realizar de novo na vida. Depois, faça a queima do papel como uma forma simbólica de que o Universo acatará os seus pedidos”, orienta.

Ela indica que esse ritual seja feito no surgimento da Lua Negra até algumas após o fenômeno. Assim, vale a pena acordar mais cedo amanhã, um pouquinho antes do amanhecer, para ratificar intenções e celebrar mais esse presente do céu.