
Aproveite as dicas do feng shui para aumentar a clientela, dar visibilidade ao seu negócio e faturar ainda mais!
Além de beneficiar o trânsito energético nas residências, o feng shui também pode turbinar a prosperidade dos negócios. Se você possui um ponto comercial onde vende mercadorias ou oferece serviços especializados, confira seis dicas dessa filosofia chinesa para favorecer o fluxo das vibrações positivas. Ao aplicar os preceitos da técnica, é possível multiplicar a clientela, melhorar a visibilidade do seu empreendimento e, principalmente, aumentar os lucros mês a mês:
1 – Posição das prateleiras
Na hora de exibir os produtos que estão à venda, evite instalar prateleiras alinhadas com a porta de entrada do estabelecimento. Supondo que o imóvel seja quadrado, se, no fundo da loja, houver uma estante ou um balcão, retire produtos que estiverem nessa estante ou em prateleiras atrás desse balcão. Prefira utilizar as laterais do local para fazer a exposição dos itens. A linha reta entre a mercadoria e o cliente cria um duto de energia muito potente e, por isso mesmo, destrutivo. Conclusão: inconscientemente, as pessoas não vão se sentir motivadas para entrar na loja e consumir. Ou vão sair rapidamente do local sem finalizar a compra.
2 – Atenção à iluminação
Para as boas energias circularem na loja de modo apropriado, é necessário garantir uma boa iluminação ao espaço. Cantos escuros ou tomados pela penumbra provocam a estaganação das vibrações, prejudicando o movimento da clientela. Por outro lado, tome cuidado com o sol excessivo. “A luz solar natural parece ser boa, mas, na realidade, o brilho do sol traz má sorte e perda financeira. Instale um vidro ou cortinas antibrilho para contra-atacar esse efeito”, ensina o consultor Richard Webster, autor de Feng shui para iniciantes – Traga felicidade, riqueza e harmonia para a sua vida (Universo dos Livros).
3 – Decoração infalível
Plantas naturais estimulam as energias vitais em qualquer espaço, inclusive em lojas de produtos ou serviços. Portanto, espalhe alguns vasos pelo estabelecimento ou crie um jardim vertical em uma parede nua – prefira espécies que se desenvolvem bem em ambientes fechados. Tão importante quanto incluir folhagens é cuidar adequadamente delas: assuma essa tarefa ou convide uma pessoa da equipe, familiarizada com plantas, para os procedimentos básicos: regas, podas e adição regular de nutrientes.
4 – Estímulo olfativo
Sua loja deve primar pelo odor fresco e agradável. Bueiros próximos em condições inadequadas desequilibram as energias, afetando negativamente o negócio. Assim, acione os canais públicos competentes para resolver o problema o quanto antes. No seu espaço comercial, providencie uma boa ventilação e aromatizantes suaves. Banheiros e lavabos devem ser higienizados constantemente mesmo que não sejam acessíveis ao público. É melhor que banheiros e lavabos não fiquem à vista de quem entra na loja. Se isso não for possível, mantenha as portas desses ambientes sempre fechadas.
5 – Som interno
“Do ponto de vista do feng shui, o silêncio extremo é tão ruim quanto o barulho excessivo”, adverte o consultor Richard Webster. Nesse caso, vale o bom senso: prefira uma playlist que seja suficientemente estimulante para manter o foco dos funcionários, mas não tão barulhenta a ponto de incomodar e, desse modo, afungentar eventuais consumidores. O segredo do sucesso é o equilíbrio!
6 – Acessórios mágicos
Ao lado da gaveta onde fica o dinheiro da loja, instale um pequeno espelho. Esse objeto, de acordo com os adeptos do feng shui, tem o poder de duplicar os recursos materiais, criando uma atmosfera favorável para o dono do negócio enriquecer. Outro acessório eficiente é um sino de ventos: instale um sino de madeira ou metal no teto, sobre a gaveta ou o sistema PDV da loja, para acelerar a entrada de dinheiro. Importante: o local onde o cliente paga pela compra não deve ficar diretamente em frente à entrada do estabelecimento. O melhor é reservar um canto da loja para essa realizar essas operações.