
O ator, que faz aniversário hoje, é queridinho da crítica especializada, mas não interage nas redes sociais
Na saga Crepúsculo (2008 – 2012), Edward Cullen, o vampiro apaixonado por uma colega do colégio, tinha mais de 100 anos e aparência de um garotão de 17, certo? Porém, a promessa de imortalidade não se estendeu aos atores: Robert Pattinson, por exemplo, está completando 39 anos hoje (13)…
Nascido em Londres, na Inglaterra, ele ficou mundialmente conhecido ao interpretar o vampiro romântico e par perfeito de Bella Swan (Kristen Stewart) na saga cinematográfica Crepúsculo, uma adaptação dos livros da estadunidense Stephenie Meyer. Conheça agora oito curiosidades sobre Robert Pattinson:
1 – É o filho caçula
Ele é o filho caçula de uma funcionária de uma agência de modelos e de um revendedor de carros antigos. Tem duas irmãs mais velhas. Aos 13 anos, entrou num curso de teatro amador e, dois anos depois, conseguiu seu primeiro papel numa peça. No espetáculo seguinte, chamou a atenção de um agente de talentos. Por esse motivo, esse agente passou a incentivá-lo a procurar oportunidades profissionais na dramaturgia.
2 – Adora música
Além da vocação para atuar, pela qual vem recebendo elogios da crítica especializada, Pattinson ama música! Ele aprendeu a tocar piano e violão ainda na infância. No final da adolescência, fazia shows em barzinhos de Londres, nos quais interpretava suas próprias canções. Para a trilha da saga Crepúsculo, chegou, até mesmo, a gravar duas músicas de sua autoria.
3 – Também é modelo
No começo da adolescência, Robert Pattinson trabalhou como modelo, atividade que seguiu desempenhando na vida adulta. Em 2013, a marca francesa Dior anunciou o ator como o novo rosto da fragrância Dior Homme. Tudo isso justifica o fato de ele ter sido nomeado, pela revista norte-americana People, um dos homens mais sexy do mundo por dois anos consecutivos: 2008 e 2009.
4 – Fez parte do elenco de Harry Potter
Antes de virar o astro mundial da saga Crepúsculo, o ator interpretou outro papel em uma série também aclamada pelo público: Harry Potter. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), ele viveu Cedric Diggory, um bruxo vitimado pela ira do supervilão Lorde Valdemort. Pobre Cedric!
5 – Tenso na audição
De acordo com a TV Guide, revista norte-americana especializada em produções televisivas, Pattinson teria ficado nervoso ao participar da primeira audição para o papel de Edward Cullen. O fato é que a autora da saga, Stephenie Meyer, desejava outro ator para esse papel: Henry Cavill. Os produtores, porém, consideraram Cavill muito velho para viver um vampiro adolescente. Detalhe: Cavill é só três anos mais velho do que Pattinson.
6 – No olho do furacão
Durante as filmagens de Crepúsculo, Robert Pattinson e Kristen Stewart começaram a namorar, migrando o romance adolescente da série literária para a vida real. Mas o relacionamento naufragou em 2012, quando um paparazzi flagrou a atriz aos beijos com um diretor de cinema e vendeu as fotos para um site de celebridades e fofocas. O mais complicado é que Robert tomou conhecimento de todo o escândalo pela internet…
7 – Melhor Batman
Durante e depois da saga Crepúsculo, Pattinson participou de uma série de filmes alternativos e comerciais, praticamente emendando uma produção na outra. Em 2022, encarnou o super-herói Batman no cinema, impressionando a crítica por sua atuação exemplar. Outro filme pelo qual vem recebendo aplausos da crítica é Mickey 17, de 2025. Nessa ficção científica, ele vive um homem obrigado a conviver com o próprio clone.
8 – Papai Robert
Em 2024, Robert Pattinson virou papai! A filhinha dele e da cantora e atriz inglesa Suki Waterhouse nasceu em março do ano passado. O nome e o rostinho da bebê, no entanto, ainda estão sendo preservados. Por falar nisso, o ator de Crepúsculo não gosta de expor sua vida pessoal. Ele não tem redes sociais nem dá detalhes sobre sua intimidade em entrevistas (no Instagram, quem administra a conta oficial do ator é sua equipe, sem a participação direta dele). Em respeito ao amado, Suki também não posta fotos do ator em suas redes sociais.