Ivete, Thiaguinho e outros famosos reagem à morte de Preta Gil Em março, no Domingão com Huck, Preta contou sobre sua luta contra a doença; ela estava esperançosa com novo tratamento (Foto: Reprodução/Globo)

Famosos postam homenagens emocionantes à cantora, que lutava contra o câncer desde 2023

A morte da cantora e empresária Preta Gil, de 50 anos, na noite de domingo (20), em Nova York, gerou uma onda de manifestações comoventes de famosos nas redes sociais. A atriz Carolina Dieckmmann, uma das amigas mais próximas da filha de Gilberto Gil, deixou uma mensagem tocante em seu Instagram: “Vai ser muito difícil, mas é uma bênção o tempo que tivemos, e nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade, mas vou viver com você aqui dentro”, escreveu a atriz.

Preta Gil viajou para os Estados Unidos em abril, instalando-se em Nova York. No último dia 30 de março, a cantora participou do programa Domingão com Huck e contou que iria se mudar a fim de se submeter a um tratamento inovador contra o câncer, uma vez que as opções terapêuticas no Brasil haviam se esgotado. Ela lutava contra a doença desde janeiro de 2023, quando foi diagnosticada com câncer colorretal. No programa, disse que estava esperançosa com o novo tratamento.

“Minha Pretoca”

Outra grande amiga de Preta, Ivete Sangalo postou no Instagram um vídeo de um show ao lado da filha de Gil: “Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Você, tão corajosa, minha Pretoca, tão firme e valente. Ah, como eu vou sentir sua falta, viu? Te amo infinito”, escreveu Ivete.

Quem também registrou uma despedida emocionante em suas redes sociais foi o ator Caio Blat. Ele e Preta Gil namoraram no ano 2000, mas permaneceram amigos, mesmo após o fim do relacionamento. “Nossa Pretinha de volta ao Sol, a mais linda, a mais generosa e especial, veio revolucionar nossas vidas, espalhar seu brilho e amor. Toda a gratidão por ter vivido ao seu lado, por ter recebido sua luz nesse caminho”, escreveu o ator.

“Um pedaço de mim se vai”

“Você nunca vai sair de mim. Nosso amor nunca foi só desse plano… Tô destruído. Um pedaço de mim que se vai… Um pedaço da minha história…”, escreveu o cantor Thiaguinho em sua conta no Instagram. “Mas sua luz vai seguir em mim… Como a luz desse sol que iluminou tantos momentos do nosso amor. Onde o amor é eterno, a presença nunca se apaga”, completou o cantor.

Nota de falecimento

Na noite de ontem (20), a equipe de Gilberto Gil publicou nas redes sociais do cantor a nota de falecimento de Preta. A nota esclarece que a família segue empenhada na repatriação da artista para o Brasil e esclarece que demais informações sobre a despedida serão publicadas “assim que possível”.

A cantora Marisa Monte reagiu à nota da família Gil: “Todo meu amor para vocês”. A apresentadora Sandra Annenberg também deixou um comentário na mesma publicação: “Meus abraços mais que apertados pra vocês!”. A dançarina e influenciadora digital Lore Improta, a cantora Fafá de Belém, o ator Murilo Rosa e o jornalista Gerson Camarotti lamentaram a morte da cantora, que, além da atividade artística, tornou-se conhecida por seu ativismo contra o racismo, o machismo e a gordofobia.

Retorno ao Brasil  

Segundo a jornalista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, a cantora estava a caminho do aeroporto quando passou mal e precisou ser levada ao hospital, onde morreu. De acordo com a jornalista, a família estava preparando seu regresso ao Brasil nesse domingo. Em razão das suas condições de saúde, ela estava sendo conduzida ao aeroporto em uma ambulância. Preta deixou um filho, Francisco, de 30 anos, fruto do seu relacionamento com o ator Otávio Muller.