Paulo Betti relembra sucesso de Timóteo em Tieta Divulgação: Globo

Paulo Betti já interpretou muitos personagens icônicos em sua carreira, mas Timóteo, de Tieta, sem sombra de dúvidas está entre os mais lembrados pelo público. Muito disso por sua personalidade ‘malandra’ e seus bordões, que caíram na boca do povo quando a novela foi ao ar pela primeira vez, em 1989. Agora, com a volta do folhetim à telinha da Globo, parece perfeito relembrarmos esse papel inesquecível para os noveleiros. 

História de Timóteo

Na trama, Timóteo era marido de Elisa (Tássia Camargo), e dono de uma loja de tecidos que herdou do pai. Quando solteiro, levava uma vida boêmia e frequentava a Casa da Luz Vermelha, rotina que renunciou ao se casar, mas sua saúde cobrou uma conta: ficou fraco do estômago e, a cada situação complicada que enfrentava, tinha ataques que o faziam desmaiar. Assim como sua mulher, era vagamente infeliz no casamento. Nostálgico, manteve um único vínculo com a vida de antes: continuou sendo um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse, junto a Osnar (José Mayer), Ascânio (Reginaldo Faria) e Amintas (Roberto Bonfim), que se reuniam no Bar do Crescente para torneios periódicos de bilhar.

Personalidade única que volta à TV

Paulo analisa o sucesso do seu personagem e seu jeito único de falar. “O Timóteo era um personagem muito engraçado e com diversos bordões. ‘Nos trinques’, eu me lembro que pegou muito. O outro era ‘de jeito nenhum!’

O ator também recorda a repercussão do personagem na imprensa, na época em que Tieta foi exibida pela primeira vez. “O Timóteo marcou muito. Naquele verão, eu me lembro de os jornais falarem que foi o verão ‘nos trinques’. Eu tenho guardada uma revista que escreveu o verão nos trinques. E era o bordão do meu personagem, assim como o desejo dele ir para São Paulo, e o jeito dele falar “É lisa” (nome da personagem de Tássia Camargo), que também virou bordão.” 
Paulo Betti celebra a volta da novela à TV, e revela que ficou muito feliz com a notícia de que o folhetim seria exibido no Vale a Pena Ver de Novo. “Foi um trabalho muito importante para mim. Foi um momento muito intenso da carreira e eu tinha um envolvimento muito forte com o personagem”, afirma. 

Mais de Paulo Betti

Atualmente, o ator está focado em outros projetos. Um deles é sua peça teatral, Autobiografia Autorizada, e também a turnê com Os Mambembes, uma peça de teatro que percorre praças do Brasil.  “A gente vai com o ônibus, é um projeto muito bonito, que tem, além de mim no elenco, Cláudia Abreu, Júlia Lemmertz, Deborah Evelyn, Orã Figueiredo, Leandro Santana e Caio Padilha”, conta. Paralelo a isso, está em pré-venda o livro de Autobiografia Autorizada, que é o texto da peça. Ou seja, ainda há muito o que apreciar do trabalho de Paulo Betti, mas vale a pena voltar a acompanhá-lo como Timóteo, de segunda a sexta-feira, na telinha da Globo, logo depois da Sessão da Tarde.