Três Graças: entenda o título da nova novela das 9 Segundo o mito, divindades da beleza; na trama, as três graças são mulheres fortes, que tentam sobreviver à dura realidade (Foto: Globo/Estevam Avellar)

O nome da novela faz referência a divindades gregas; descubra o que isso tem a ver com Gerluce, sua mãe e sua filha

Três Graças, o título da nova novela da TV Globo, vem provocando curiosidade e também inquietando os telespectadores: afinal, o que significam essas três graças? Elas se referem às esculturas de formas femininas que a vilã Arminda (Grazi Massafera), a dona Cobra, mantém numa sala trancada em sua mansão? Ou fazem referência às protagonistas Lígia (Dira Paes), sua filha, Gerluce (Sophie Charlotte), e sua neta, Joélly (Alana Cabral)?

As duas hipóteses estão corretas: de fato, as três graças do título correspondem às esculturas misteriosas e, simbolicamente, também retratam as protagonistas da nova novela das nove, escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva: mulheres pobres e batalhadoras, que tentam sobreviver frente às adversidades e carências materiais da dura realidade.

Porém, além dessas referências, as três graças também são divindades da mitologia grega. Elas são citadas na obra Teogonia, que trata das origens do mundo, dos deuses e dos heróis. Teogonia é de autoria de Hesíodo, poeta que viveu em solo grego sete séculos antes de Cristo.  

Entenda o mito

De acordo com a mitologia grega, as três graças são filhas de Zeus e Eurínome. Na Grécia antiga, Zeus era o deus supremo entre todas as divindades; e Eurínome, uma das filhas do titã Oceano, um gigante vencido por Zeus durante a formação do mundo.

As três filhas, ou três graças, recebem os nomes de Aglaia, Eufrosina e Tália. Aglaia espelha a beleza e o esplendor, enquanto Eufrosina personifica a alegria e a jovialidade. Já Tália simboliza a fertilidade e o bom humor.

Seguidoras de Afrodite

“Na Teogonia, as três graças representam aquilo que dá ritmo à vida. Elas estão relacionadas à beleza em suas diferentes formas”, explica a jornalista, professora e tradutora Cristina Rodrigues Franciscato, que é doutora em literatura grega. “Nas narrativas míticas, as três graças aparecem muito como seguidoras de Afrodite”, completa a especialista. Na mitologia grega, Afrodite é a deusa do amor.

Abertura da novela

As características das três graças e a proximidade delas com a deusa Afrodite podem indicar que as protagonistas da trama conseguirão superar as dificuldades com afeto, criatividade e convicção do poder feminino.

Na abertura da novela, as três graças aparecem imóveis como esculturas de mármore. Porém, acabam dando espaço para as três personagens, enquanto o cenário é tomado por flores, cores, luzes e movimentos. Isso sugere que, ao longo dos capítulos, Gerluce, Lígia e Joélly deverão vencer os obstáculos e, ao mesmo tempo, passarão por uma transformação profunda, capaz de lhes dar voz e triplicar a força interior de cada uma delas.