
Pelo menos seis personagens poderiam eliminar Odete: acompanhe as teorias levantadas pela redação de Malu!
Afinal, quem vai matar Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo? A dúvida de milhões, que vai ferver os neurônios do público, já tem data para ir ao ar: 6 de outubro. Será na primeira segunda-feira do próximo mês que a matriarca dos Roitman e megera-mor da trama deverá se despedir do telespectador. Ela será assassinada na suíte luxuosa do Copacabana Palace, onde mora com o marido, César (Cauã Reymond). A redação de Malu analisou os entremeios do roteiro e chegou a seis suspeitos e 12 motivações. Confira!
1 – Marco Aurélio deseja trono e coroa
A motivação principal é a mais óbvia: Marco Aurélio (Alexandre Nero) quer reinar sozinho na TCA, longe da marcação cerrada da ex-sogra. Dois fatores contribuem para o executivo mirar nesse projeto de poder: ele é vice-presidente da corporação e pai de um dos herdeiros do império Roitman, Tiago (Pedro Waddington) – os outros herdeiros serão os gêmeos de Afonso (Humberto Carrão). Se a presidente da TCA morresse, é claro que Marco Aurélio assumiria o lugar dela no mesmo instante, já que conta com o apoio e a confiança do conselho administrativo.
O marido de Leila (Carolina Dieckmmann) tem outra motivação: ele desvia dinheiro da empresa há anos e não quer largar o osso. Mas está incomodado com a proximidade entre Odete e Freitas (Luis Lobianco), de quem passou a desconfiar. Sem Odete, Freitas perderia a retaguarda. E, com o afastamento de Afonso dos negócios, Marco Aurélio poderia abraçar o mundo – e continuar engordando o caixa dois.
2 – César sonha com os milhões
Ao assinar o contrato de união estável com Odete, César leu atentamente uma das cláusulas: em caso de viuvez, ele poderia embolsar uma parte da fortuna da esposa. Sua ambição é evidente: o modelo se casou por dinheiro, pois ama os prazeres da vida e não pensa em renunciar à rotina de bon vivant: praia, musculação, açaí e papo pro ar com Olavinho (Ricardo Tavares). Talvez, por ser covardão, ele não puxasse o gatilho, mas contrataria alguém para fazer isso.
A segunda motivação de César é o medo. O ex-amante de Fátima (Bella Campos) sabe agora que Odete é uma mulher perigosa, capaz de negociar com assassinos de aluguel: os homens que armaram o atentado frustrado contra Marco Aurélio. Talvez, César deseje a morte dela para se sentir seguro. Assim, não viraria o próximo alvo da mulher caso cometesse algum deslize, né?
3 – Celina não conseguirá perdoar
Quando Odete for assassinada, os Roitman já terão descoberto que Leonardo (Guilherme Magon) não morreu. Heleninha (Paolla Oliveira) é quem localizará o irmão, reconduzindo-o para a mansão. Essa reviravolta será intolerável para Celina (Malu Galli), que ama os três sobrinhos como se fossem seus próprios filhos. Portanto, ela poderia atirar contra a irmã, sim.
A segunda motivação de Celina é a sede de liberdade. Ao lado de Estebán (Caco Ciocler), ela está vivendo, pela primeira vez na vida, uma relação amorosa madura e estável. Esse novo momento, em que desfruta a própria autonomia, não combina mais com as atitudes autoritárias e repressoras de Odete, que tentará cortar as asinhas dela: mais um motivo para a socialite querer encomendar a alma da megera.
4 – Heleninha terá picos de emoção
O retorno de Leonardo à mansão dos Roitman elucidará o acidente de carro que o deixou com sequelas neurológicas. É nesse momento que Heleninha descobrirá que, embora estivesse dirigindo, Odete havia sabotado o veículo com a intenção de vitimar Marco Aurélio. O plano deu errado e Leonardo acabou se acidentando. A artista plástica entenderá, assim, que não teve culpa nenhuma, e que seu problema com o alcoolismo foi, em grande parte, alimentado pelas acusações infundadas da mãe.
Além disso, o calvário de Leonardo reabrirá feridas emocionais profundas na artista plástica. Ela voltará a beber e deixará um bilhete de despedida para a tia. Imersa nessas emoções tão extremas, Heleninha poderia dar uma passada no Copacabana Palace para confrontar a mãe. No ápice da discussão, teria condições de sacar uma arma e dar um tiro na progenitora como um revide às atrocidades sofridas pelo seu irmão gêmeo.
5 – Leonardo pensará em vingança
Depois do acidente, Leonardo passou a viver num fim de mundo à espera da morte. Afastado da família e dos amigos, recebeu somente a rejeição e o desamor da mãe. Caso o moço tenha readquirido parte das funções cognitivas nos últimos anos, mesmo que tenha guardado segredo a respeito disso, ele poderia compreender toda a sua situação e culpar Odete por anos de descaso e abandono. Essa seria a primeira motivação.
A segunda motivação de Leonardo para tirar a vida de Odete tem a ver com Heleninha. Como os dois sempre foram muito unidos, ele tomaria as dores da irmã e eliminaria a causa de toda a tragédia pessoal dela: a mãe dos dois. É possível, inclusive, que a pena do rapaz fosse aliviada em função dos atenuantes que envolvem essa história macabra.
6 – Eugênio quer cortar o mal pela raiz
O mordomo Eugênio (Luis Salem) sempre enxergou os Roitman como uma extensão da própria família. Por isso, a motivação dele seria cortar o mal pela raiz: ao matar Odete, ele evitaria que os filhos inocentes de Afonso e Solange (Alice Wegmann) ficassem sob o jugo impiedoso da vilã.
Eugênio também poderia disparar contra Odete ao ler o bilhete suicida de Heleninha. Como sempre acompanhou de perto a doença da artista plástica, compadecendo-se do seu sofrimento, o mordomo ficaria muito revoltado ao concluir que a dona da TCA, no fim das contas, encontraria um jeito de não ser responsabilizada por tantas maldades. Assim, na condição de justiceiro, Eugênio encerraria o assunto, assassinando a matriarca. Será???