Vale Tudo: relembre 10 frases icônicas de Odete Roitman Na pele de Odete Roitman, Debora Bloch brilhou em Vale Tudo: apesar de controvertida, a personagem ganhou o coração do público (Foto: Reprodução/Globo)

Entre uma maldade e outra, Odete se destacou pelas pérolas. Confira as frases polêmicas e divertidas da vilã!

Sucesso comercial da Globo e fenômeno nas redes sociais, Vale Tudo termina hoje (17), consagrando o talento de Debora Bloch como a impiedosa, arrogante e preconceituosa Odete Roitman. Embora a novela também tenha evidenciado o apagamento da protagonista, Raquel (Taís Araujo), a repercussão da trama além da telinha se deve, em grande parte, ao comportamento peculiar da vilã. Nos últimos sete meses, Odete cometeu muitas maldades, mas também brindou o telespectador com pérolas icônicas, ácidas e até divertidas. Vem relembrar!

1 – Lastro e intimidade

Quando foi desmascarar Fátima (Bella Campos) na mansão, durante a última prova do vestido de casamento da filha, Raquel disse para Odete que uma pessoa que se casa por interesse é “podre”. Foi quando a matriarca dos Roitman soltou sua frase mais famosa: “Minha senhora, nós não temos lastro nem intimidade para uma agressão dessa monta”.

2 – Criança, não!

Durante um café da manhã na mansão, Celina (Malu Galli) comentou com a irmã que Cecília (Maeve Jinkins) e a esposa dela, Laís (Lorena Lima), estavam concluindo a adoção de Sarita (Luara Telles). Odete, então, foi bem contundente: “Eu nunca tive identificação com criança. Eu acho brincar a coisa mais entediante da face da Terra”.

3 – Heleninha

Numa tarde, na mansão, Celina e Odete conversavam sobre Heleninha (Paolla Oliveira). A tia mencionou preocupação com o estremecimento do relacionamento entre a artista plástica e Ivan (Renato Góes), temendo que a sobrinha pudesse ficar depressiva. Odete não deixou barato: “Pra Heleninha entrar em depressão, primeiro ela tinha que sair da depressão”.

4 – Odete e o neto

Na mansão, Odete e Tiago (Pedro Waddington) conversavam. Ele se queixou das pressões que vinha sofrendo para se inteirar logo dos assuntos internos da TCA. A avó, no entanto, não o consolou: “Ai, Tiago, eu detesto ser portadora de notícias ruins, mas a vida é chata, meu bem. Fora um ou outro momentinho que a gente consegue subjugar a realidade e a imbecilidade das pessoas, a vida é basicamente chata”.

5 – Hábito esplêndido

Diante dos argumentos da avó em relação à necessidade de se especializar em administração de empresas para, um dia, assumir o grupo Almeida Roitman, Tiago cedeu e garantiu que pensaria no assunto. A matriarca foi enfática: “Faça isso, meu bem. Pensar é uma coisa muito boa. Anda meio fora de moda, mas é um hábito esplêndido”.

6 – Família Roitman

Quando o casamento com Heleninha estava prestes a desmoronar, Ivan procurou Odete na TCA para reclamar do comportamento dos Roitman. Em vez de defender os parentes, a megera colocou mais lenha na fogueira: “Você acha que me ofende falando mal da minha família? Eu também acho eles insuportáveis!”

7 – “Gente feia”

Odete nunca gostou do Brasil. Preferia morar na Europa e conduzir os negócios a distância. Ela sempre reclamava quando precisava retornar ao país. Um dia, desabafou com Celina: “É só você botar os pés no Galeão e começa a sentir esse calor horroroso. E a ver aquela gente horrível no caminho. Uma gente, feia, parada, esperando aqueles ônibus caquéticos”.

8 – Artigo de luxo

Ao se aliar a Fátima para separar Afonso (Humberto Carrão) de Solange (Alice Wegmmann), Odete marcou um encontro com a futura nora nas piscinas do Copacabana Palace. Assim que a filha de Raquel chegou ao hotel, a megera fez o seguinte comentário: “Bom dia! Parabéns pela pontualidade! Isso é um artigo de luxo nesse país subdesenvolvido”.

9 – Opiniões

Na exposição de artes de Heleninha, Ivan e Raquel chegaram juntos. Odete não gostou, porque estava tentando forçar um namoro entre o administrador e a filha. No momento em que Raquel elogiou os quadros, a vilã foi irônica e depreciou o comentário dela. A cozinheira se desculpou e Odete seguiu esculachando: “Imagina, meu bem. As pessoas podem ter uma opinião sobre tudo, mesmo sem o menor preparo. Essa é uma das belezas da democracia. E uma das tragédias, claro.”

10 – Baixa renda

Saco de pancadas de Odete, Heleninha nunca foi poupada. Numa noite, a artista bebeu e foi procurar Ivan, de quem já estava separada, em Vila Isabel. Celina contou para a irmã onde ela havia sido encontrada. A ricaça se irritou: “Mas o que que é isso? Além de alcoólatra, agora ela quer ser baixa renda? Minha filha deve estar louca!”